Municípios do Noroeste gaúcho iniciam vacinação

Municípios do Noroeste gaúcho iniciam vacinação

Imunização começou em pessoas dos grupos prioritários de Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta e Ijuí

Felipe Dorneles

Cacique Anildo Kuaray Romeu foi o primeiro a ser imunizado em Santo Ângelo

publicidade

Atos simbólicos marcaram o início da vacinação contra a Covid-19 em municípios do Noroeste gaúcho, nesta quarta-feira. As regiões de Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta e Ijuí iniciaram a vacinação na população que integra grupos de risco.

Em Santo Ângelo, a campanha teve ato simbólico de abertura na Secretaria Municipal de Saúde, na presença de autoridades e profissionais de saúde, com a vacinação do cacique Anildo Kuaray Romeu, representando os indígenas da Aldeia Guarani Tekoá Pyáu, da Ressaca da Buriti. Também recebeu a vacina a enfermeira Paula Morais, coordenadora da UTI Covid do Hospital Santo Ângelo. Equipes volantes estão aplicando a primeira dose nos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença, nos lares de idosos e em indígenas. A previsão é de que esta primeira etapa se encerre no sábado, um dia antes do prazo final previsto. A cidade recebeu 1.383 doses da vacina.

Em Santa Rosa, o idoso Rubens Machado do Amarante, de 84 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada. A vacinação começou às 7h30min, no Lar Damas da Caridade. Foram vacinados os 61 idosos que moram no lar e, depois, os profissionais de saúde que atuam nas unidades sentinelas do município. Santa Rosa recebeu 1.013 vacinas.

Profissionais da Unidade Dom Bosco Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19 também foram vacinados. Em um primeiro momento, três que estão atuando na linha de frente no combate à doença receberam a dose: a enfermeira coordenadora da UTI Covid e da UTI Adulto, Thanyze Kretschmer, de 34 anos, o auxiliar de limpeza Jairo Paz, 44, e a médica Elisabete de Melo Camargo, 39, que também atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda serão vacinados os demais profissionais da Unidade Covid, bem como os trabalhadores da UPA, Samu e UTIs do Hospital Vida & Saúde. 

A previsão é que todos estejam vacinados até sexta-feira. Para qualquer dúvida, está disponível para a população o número de telefone (55) 3511-5222. Em caso de reação relacionada à vacina, as pessoas devem procurar a UPA.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895