Municípios do RS prosseguem com aplicações de doses contra a Covid-19

Municípios do RS prosseguem com aplicações de doses contra a Covid-19

Caminhoneiros e trabalhadores do transporte metroviário estão entre os grupos a serem vacinados nesta semana

Correio do Povo

É necessário apresentar documento com foto em todos os locais de vacinação

publicidade

A partir desta segunda-feira, a cidade de Estância Velha, no Vale do Sinos, começa a vacinar mais três grupos prioritários contra a Covid-19. Caminhoneiros, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos, e trabalhadores do transporte metroviário já podem procurar os postos de saúde, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.

É preciso ser morador da cidade, apresentar cartão SUS de Estância Velha ou comprovante de residência, além do CPF e da caderneta de vacinação (caso tenha). Ainda, os metroviários devem apresentar comprovante de que são empregados por empresas metroferroviárias de passageiros ou de carga. Já os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos devem apresentar documento que comprove o exercício na função. Por fim, os caminhoneiros devem levar documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional.

Na região Metropolitana, Alvorada ampliou a vacinação contra a Covid-19 e vacina a população a partir de 48 anos nesta segunda-feira, no Ginásio Municipal Tancredo Neves. A imunização acontece das 8h às 12h e das 13h às 18h. Na terça-feira, é a vez das pessoas de 47 e 46 anos, e na quarta a população a partir de 44 anos.

Além de Alvorada, a Prefeitura de Sapucaia do Sul também baixou a faixa etária para imunização contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos. As aplicações do imunizante AstraZeneca acontecem em todas as unidades de saúde do município e também vale para pessoas com 18 anos ou mais, que pertençam ao grupo com comorbidade, lactantes, até o oitavo mês de amamentação com liberação de um profissional de saúde, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, metroviários, motoristas de transporte urbano público e privado (motoristas de aplicativo, taxistas).

Já Canoas vacina nesta segunda-feira a população de 54 anos. As doses estarão disponíveis em 26 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 12h. Na terça-feira, será a vez dos canoenses de 53 anos e, na quarta-feira, a idade baixa para 52 anos. Para a população de 51 anos, a vacinação estará disponível a partir de quinta-feira. As novas faixas etárias se somam aos grupos que já vêm sendo imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segue nas unidades básicas a vacinação das pessoas com comorbidades e deficiências permanentes. Ao longo da semana, haverá a inclusão de dois novos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Vacinação: trabalhadores da indústria e da limpeza pública. O cronograma foi definido com base na previsão de recebimento de novas doses pelo município nos próximos dias.

A Fronteira-Oeste, com as novas doses recebidas, mantém a vacinação nesta segunda-feira. Em Barra do Quaraí, divisa com o Uruguai, a Secretaria de Saúde vai vacinar pessoas a partir dos 48 anos. A imunização acontecerá das 8h30min às 11h30min na Estratégia de Saúde da Família (ESF) que funciona na área urbana da cidade. Necessário portar o documento de identidade e comprovante de residência. Já Uruguaiana, que no último final de semana atingiu a vacinação de 41 mil habitantes (um terço da população com a primeira dose) vai imunizar pessoas sem comorbidades, a partir dos 53 anos. Todas as ESFs estarão funcionando na segunda-feira no horário de expediente. Também Santana do Livramento, das 8h às 12h, vacina com a primeira dose a população a partir dos 54 anos completos, sem comorbidades, em nove ESFs, uma Unidade Básica e na Unidade Sanitária.

No Noroeste do Estado, o município de Santo Ângelo avança, nesta semana, no processo de vacinação contra a Covid-19. Na terça-feira, ocorrerá drive-thru das 8h às 15h, para pessoas de 50 a 54 anos. Estão disponíveis 2,2 mil doses da vacina AstraZeneca. Pessoas de 55 a 59 anos que não puderam comparecer nos drives-thru já realizados poderão se vacinar neste dia. Com a ampliação da faixa etária foi ampliado também o período de vacinação, em dois turnos, para que pessoas possam ser vacinadas no horário de meio-dia.

No sábado, Santo Ângelo vacinou caminhoneiros que não puderam realizar a vacina contra a Covid-19 durante a semana. São profissionais que realizam o transporte de cargas e os motoristas e cobradores dos transportes coletivos urbanos e rodoviários, além dos motoristas de cargas.

Santa Rosa recebeu na sexta-feira 2.248 doses de vacina contra a Covid-19. Com isso, vai vacinar pessoas de 51 anos a partir de segunda-feira. A cidade já aplicou 35.044 doses. Destas, 9.733 pessoas já realizaram as duas doses. O município de Cruz Alta recebeu 3,6 mil doses, que também serão aplicadas a partir desta segunda-feira, em pessoas de 55 anos e grupos prioritários. 16% da população já recebeu as duas doses da vacina.

Em Erechim, no Norte do Estado, durante o Sabadaço da Vacinação, foram imunizadas 2.702 pessoas contra o Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação ocorreu na Central de Vacinação do município, e as 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana estiveram vacinando as pessoas de 47 anos completos ou mais. Para as pessoas que não puderam se vacinar neste sábado e fazem parte do grupo vacinal, a estratégia de vacinação de 47 anos completos e mais, segue na segunda-feira, na Central de Vacinação, das 8h às 14h.

Em Frederico Westphalen, nesta segunda-feira, serão imunizados professores e servidores de escolas e universidades, além de pessoas com 54 e 55 anos sem comorbidades.

*Com informações dos correspondentes Stephany Sander, Fernanda Bassôa, Fred Marcovici, Felipe Dorneles e Agostinho Piovesan


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895