Municípios gaúchos das regiões Sul e Campanha promovem ações no Dia da Árvore

Municípios gaúchos das regiões Sul e Campanha promovem ações no Dia da Árvore

Em Pelotas, as ações se estendem até o próximo sábado

Angélica Silveira

Quem esteve na Praça Carlos Telles, em Bagé, pode ler os poemas que foram presos em 35 árvores do local

publicidade

O Dia da Árvore foi comemorado nas maiores cidades do Sul do Estado e da Campanha. Em Pelotas as ações que começaram nesta terça-feira seguem até o próximo sábado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar as árvores. Durante o dia foi lançado o resultado da campanha para escolha da árvore símbolo do município nas redes sociais da prefeitura. A eleita foi a Figueira, escolhida por mais de 2,7 mil pelotenses.

Durante a manhã foram plantadas espécies arbóreas, no bairro Três Vendas, pela equipe da Unimed. A ação faz parte do projeto da instituição “Quem clica cuida” e está inserido no eixo Ação Verde do programa Ciclo Verde de Pelotas. Do mesmo programa, do eixo compensatória verde, uma empresa que está construindo um hotel na cidade plantou mudas na sede da Comunidade Terapêutica Casa do Amor Exigente (CAEX). Nas duas ações foram plantadas 1.144 espécies arbóreas.

Para a manhã desta quarta-feira está prevista a plantação voluntária de 60 espécies arbóreas, pela equipe do Serviço Social da Indústria (SESI) no parque da instituição. Na quinta-feira, pela manhã, representantes de uma construtora devem plantar 50 mudas, na Praça do Obelisco. Sexta-feira começa o projeto “Pau Brasil”, com o plantio de uma muda da árvore símbolo do Brasil em frente à escola municipal Jornalista Deogar Soares, no bairro Dunas. Às 11h acontece a inauguração das placas de identificação das espécies arbóreas existentes no Parque da Baronesa, por meio de QR Code. O projeto faz parte do programa Ciclo Verde de Pelotas.

No mesmo local, no sábado entre 9h e 17h será encerrada a Semana da árvore com atividades como um drive de doação de espécies nativas e frutíferas. Serão distribuídas mil mudas, uma por CPF, oficinas de plantio e manutenção de árvores e feira de venda de suculentas. Na oportunidade haverá a exposição dos cães disponíveis para adoção do canil municipal.

Bagé reúne meio ambiente e poesia

Em Bagé, esta terça-feira foi dia da 12ª edição do projeto “Um Poema em Cada Árvore”. Até o final da tarde, quem esteve na Praça Carlos Telles (Praça da Matriz) pode ler os poemas que foram presos em 35 árvores do local. A iniciativa foi idealizada pela Companhia de Comédia Bufões da Rainha e este ano teve a colaboração de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola Monsenhor Costabile Hipólito. “O colégio é um dos primeiros prédios históricos da cidade. Descrevemos e selamos as árvores com poemas que falam de cuidados com o meio ambiente e patrimônio. O projeto junta escritores novatos com poetas que tem mais de 30 anos escrevendo poesias e contribuindo para a cultura de Bagé”, disse o diretor artístico da Companhia, Sávio Machado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895