Museu é atração em São Pedro do Sul
capa

Museu é atração em São Pedro do Sul

Local possui exposições permanentes de paleontologia e arqueologia

Por
Renato Oliveira

Museu tem em exposição registros do período Triássico, entre 200 e 250 milhões de anos

publicidade

O Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha, fundado em 1980, localizado no município de São Pedro do Sul, é uma das atrações turísticas da região Centro do Estado. O museu possui exposições permanentes de paleontologia, com fósseis vegetais e animais encontrados no município e região, e de arqueologia, com objetos como urnas, machadinhas, ossadas, entre outros, encontradas em diversos locais do município, além de uma exposição de mineralogia.

Recentemente, o acervo foi enriquecido com a doação de duas vértebras de uma preguiça-gigante, que foi encontrada em uma sanga afluente do rio Toropi, nas proximidades de Xiniquá, no interior do município. O fóssil foi encontrado no ano de 2000, pelo professor e pesquisador do Setor de Paleontologia da Universidade Federal de Santa Maria, Leopoldo Witeck Neto.

Leopoldo informou que, na região de São Pedro do Sul, sempre se encontrou materiais ligados a répteis. A diretora do museu, Luiza Gutheil Bayer, destaca que o local tem em exposição registros do período Triássico, entre 200 e 250 milhões de anos.

No museu, além das visitas guiadas, também são realizadas oficinas para grupos previamente agendados, referente a arqueologia e paleontologia na região. As agendas precisam ser realizadas com, pelo menos, três dias úteis de  antecedência. O local é visitado, principalmente, por estudantes das cidades da região. O Museu funciona as terças e quintas das 13h às 17h. Os interessados em visitar as exposições precisam entrar em contato nos telefones (55) 3276-6145 e (55) 99725-4715.