Museu da Baronesa de Pelotas completa 40 anos nesta segunda-feira

Museu da Baronesa de Pelotas completa 40 anos nesta segunda-feira

Prefeitura e direção da instituição planejam uma série de ações ao longo do ano

Angélica Silveira

Prédio que abriga o espaço tem 160 anos e passa por reformas

publicidade

Fechado para reformas em toda a estrutura do telhado do prédio de 160 anos, que devem começar em breve, o Museu da Baronesa de Pelotas completa quatro décadas nesta segunda-feira. Conforme o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, o contrato já foi assinado com a empresa responsável pela obra. “Apenas estamos aguardando alguns trâmites para que ela tenha início. A reforma deve durar 12 meses.”

A diretora do museu, Fabiane Rodrigues Moraes, conta que o local fechou por causa da pandemia. “Logo depois recebemos a notícia de que tínhamos sido contemplados para o restauro no telhado e estrutura do museu. Tenho também a proposta de um banheiro acessível.” Por isso, duas atividades virtuais devem marcar a data. Às 9h, será lançado o selo comemorativo ao aniversário no canal do YouTube, com vídeo explicativo. Já às 18h, pelo Instagram e Facebook, será aberta a exposição “Lendo o passado, escrevendo o futuro: 40 anos do Museu da Baronesa”, com a apresentação de trechos da correspondência que a baronesa Amélia mantinha com sua filha Sinhá.

A partir das 150 cartas trocadas, foram selecionadas 28, que deram origem a um conjunto de cards e serão postadas, a cada dia, nas redes sociais do museu. A prefeitura e a direção da instituição planejam uma série de ações ao longo do ano para comemorar o jubileu de rubi, visando enaltecer a história do local e a interação com a comunidade. A comemoração se encerra em dezembro com a produção de uma cápsula do tempo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895