Mutirão para confecção de carteiras de identidade tem início nesta segunda em Uruguaiana

Mutirão para confecção de carteiras de identidade tem início nesta segunda em Uruguaiana

Força-tarefa será realizada pelo Instituto-Geral de Perícias até dia 20 de maio

Fred Mrcovici

Biblioteca Municipal sediará os trabalhos com atendimento das 9h às 16h

publicidade

O Instituto-Geral de Perícias realiza, a partir desta segunda-feira, mutirão para encaminhamento de carteiras de identidade no município de Uruguaiana. A força-tarefa acontece de 16 a 20 de maio, das 9h às 16h, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na rua Santana, esquina com a XV de Novembro, em frente à praça do Barão do Rio Branco.
Inicialmente, serão distribuídas 70 fichas para atendimento por dia, por ordem de chegada. O documento é gratuito para primeira via, maiores de 65 anos, beneficiários de programas do governo e vítimas de roubo, desde que apresentem Boletim de Ocorrência feito há menos de três meses. A segunda via custa R$ 81,84. A avaliação da condição econômica dos demais casos para a concessão da gratuidade será feita no momento do atendimento.

Para ser atendido o cidadão deve comparecer com a certidão (de nascimento ou casamento) correspondente ao estado civil atual. O documento não pode conter manchas, rasuras, estar plastificado ou amassado. Para incluir na carteira de identidade o número do CPF, da Carteira Nacional de Habilitação, do Título de Eleitor ou do Fator RH, por exemplo, é necessário apresentar o documento original e solicitar a inclusão. Também é possível adicionar símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista), apresentando o laudo médico no momento do atendimento.

Os documentos encaminhados durante o mutirão poderão ser retirados depois de dez dias úteis, das 8h às 14h, no Posto de Identificação de Uruguaiana, localizado na avenida Presidente Vargas, 3.905. Durante a semana de realização do mutirão, os atendimentos que já estavam agendados para o Posto serão feitos normalmente. Cinco servidores do Departamento de Perícias do Interior estarão no município.

O objetivo da ação, conforme a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser, é reduzir a demanda por atendimento, que tem crescido em razão da reabertura das fronteiras. “Sabemos que Uruguaiana apresenta uma demanda muito grande pelo documento, por isso organizamos o mutirão. Estamos sempre atentos às necessidades de cada município e procuramos fazer com que o IGP seja parceiro de todos”, afirma. Entre fevereiro e março deste ano, o horário de atendimento do Posto foi estendido. Mais informações podem ser obtidas no site do IGP.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895