Nível do rio Caí começa a estabilizar após cheias na região

Nível do rio Caí começa a estabilizar após cheias na região

Municípios ainda contabilizam estragos e trabalham para realocar famílias desabrigadas em suas casas

Stephany Sander

Nível do rio Caí começou a apresentar sinais de estabilização

publicidade

Após ficar estabilizado, o curso de água do Rio Caí começou a baixar na cidade de São Sebastião do Caí no começo da tarde desta segunda-feira. Com isso, a Secretaria Municipal de Obras iniciou o trabalho de limpeza, lavagem e recolhimento de lixo das ruas do bairro Navegantes, região mais atingida pela cheia, a terceira registrada no municipio em duas semanas.

De acordo com o responsável pela secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Cofferri,  município já avaia um possível retorno das famílias. 

No momento, 42 famílias estão desabrigadas, sendo 39 da cheia histórica ocorrida entre a terça e quarta-feira passadas que ainda não puderam retornar e três que foram retiradas de casa preventivamente no fim da tarde do domingo. Em Campo Bom, onde também havia risco de enchente, apesar da chuva do final de semana, o Rio dos Sinos começou a baixar chegando a 6,96 metros na manhã dessa segunda-feira. 

O nível da água desceu 34 centímetros na comparação com sexta-feira, e não está mais na altura da estrada, mas algumas casas que se encontram em nível abaixo da rua permanecem alagadas. Nenhuma pessoa ficou desabrigada e apenas quatro famílias saíram de casa e se alojaram na residência de parentes, onde permanecem. “Mais uma semana, se não chover, a situação fica sob controle e o rio deve chegar a 4,50 metros”, explica o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira. 

Os bairros mais atingidos pela água foram Barrinha, Vila Rica, Porto Blos e Mônaco. A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, lembra que os ginásios das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Ermindo Fauth e 25 de Julho continuam disponíveis caso a situação das cheias volte a atingir o município. “Os dois ginásios foram arrumados, limpos e organizados caso as famílias sejam retiradas da enchente e abrigadas nesses espaços”, diz a secretária. 

Em Parobé, as cerca de 120 famílias afetadas pelas fortes chuvas da semana passada somando mais de 250 pessoas, retornaram para suas residências na segunda. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895