Nível do rio dos Sinos sobe, mas ainda não traz risco aos moradores

Nível do rio dos Sinos sobe, mas ainda não traz risco aos moradores

Defesa Civil monitora a elevação do manancial

Fernanda Bassôa

Em São Leopoldo, o rio dos Sinos está acima da normalidade, medindo mais de 3 metros

publicidade

O nível do rio dos Sinos, no trecho de Novo Hamburgo, chegou a marca dos 5,60 metros, na manhã desta quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil do município. Conforme o órgão, o nível normal do Sinos na cidade é entre 2,5 metros e 3 metros. A Defesa Civil se mantém em alerta em razão do nível do manancial, mas é importante destacar que, em Novo Hamburgo, os problemas graves ocorrem a partir dos 7 metros. No período de chuva, o nível do Sinos oscila com frequência entre 5 e 6 metros, o que não causa transtornos.

Em São Leopoldo, o último boletim da Defesa Civil, emitido nesta terça-feira, às 19h45min, apontava que o nível do rio dos Sinos estava em 3,53 metros, conforme a régua da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA/CPRM). A medição está acima do nível de normalidade que é entre 2 metros a 2,50 metros, mas em declínio, não apresentando riscos, porém requer monitoramento.

Conforme disposto no Plano de Contingência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo, só é emitido o alerta para risco de inundação quando a marca chega em 4,30 metros. Com 4,50 metros o alerta é emitido para moradores da rua da Praia e da rua das Camélias e com 5,10 metros para quem reside no loteamento São Geraldo.

Já em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, foram apenas 14 milímetros de precipitação de chuva nesta madrugada e de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Ênio dos Santos, na região que atinge a bacia foram registrados índices sem potencial de elevação do rio Cai. “Hoje, às 8h30min o rio estava em 2,81 metros e a cota de atenção é a partir de 7,50 metros”, disse o coordenador.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895