Número de atendimentos reduz em Canoas

Número de atendimentos reduz em Canoas

Município segue em alerta com a proximidade da Páscoa

Fernanda Bassôa

publicidade

Pelo décimo dia consecutivo, Canoas registrou índices de ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTIs) Covid-19 abaixo de 100%. O município também identificou, nos últimos dias, diminuição da fila de espera por leitos de UTI e enfermaria, bem como queda na procura pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) exclusivas para casos associados ao coronavírus (Rio Branco e Boqueirão). Apesar da leve melhora nos indicadores, a Administração Municipal pondera que a situação ainda é de alerta, principalmente com a proximidade do feriado prolongado de Páscoa.

Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação das UTIs Covid registrou 98,50%, com 131 pacientes internados, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. O município chegou a registrar superlotação nas unidades de terapia intensiva durante 11 dias consecutivos em março, mês marcado pelo recrudescimento da pandemia e pela alta nas internações e óbitos. O maior percentual, 112,30%, foi alcançado no dia 18.

Dois fatores contribuíram para a queda na taxa de ocupação da UTI Covid, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. A recente ampliação dos leitos no Hospital Universitário (HU), que começaram a ser abertos em 19 de março, e a uma leve desaceleração da demanda de internação de pacientes graves de Covid-19. Isso não significa, no entanto, que a situação não continue preocupante. “Mesmo abaixo de 100%, a ocupação dos leitos ainda ultrapassa os 95%. Por isso, reforçamos para a população a necessidade de intensificar os cuidados com a prevenção e evitar aglomerações”, enfatiza o secretário.

Além disso, a queda na procura pelos serviços de urgência e emergência está associada às medidas de restrição mais rígidas adotadas nas últimas semanas. Com o maior isolamento social, houve a diminuição do contágio e da propagação da doença. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a orientação para que os canoenses permaneçam em casa e saiam apenas em situações de real necessidade. A recomendação se torna ainda mais importante às vésperas do feriado, quando parte da população planeja viajar ou promover confraternizações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895