Navio-draga ancorado em Uruguaiana transforma-se em atração turística

Navio-draga ancorado em Uruguaiana transforma-se em atração turística

Santa Marta tem como destino a cidade de Itaqui, mas está impedido de navegar devido ao nível do rio Uruguai

Fred Marcovici

A embarcação mede 22,5 metros de comprimento e 7 de largura, pesando 70 toneladas

publicidade

Temperaturas elevadas para esta época do ano e a estiagem prolongada, principalmente na região da cabeceira do rio Uruguai, fazem o manancial recuar e o nível anotado estar medindo apenas 77 centímetros, conforme dados da Delegacia Fluvial. As condições climáticas promoveram uma nova e inédita atração turística, às margens do rio, que vem recebendo dezenas de visitações de uruguaianenses, a maioria crianças curiosas com a imponência do navio-draga Santa Marta, que devido a reduzida profundidade das águas está impedido de navegar.

Segundo Lucas Fuhrmann, um dos gestores da empresa proprietária da extratora de areia responsável pela embarcação, o navio fabricado na Alemanha e adquirido há quatro meses na Grande Porto Alegre, destina-se ao município de Itaqui devendo entrar em operação no rio Ibicuí.

A embarcação mede 22,5 metros de comprimento e 7 de largura, pesando 70 toneladas. A tripulação conta apenas com um contramestre e um marinheiro. O equipamento permite a extração de 700 metros cúbicos de areia por dia. Ele conta com banheiro, cozinha e dormitório independentes.

Ainda de acordo com Lucas não há como chegar a Itaqui nas atuais condições por haver pontos muito rasos no trajeto de oito horas até o rio Ibicuí. Enquanto isso, o Santa Marta permanecerá ancorado às margens do Uruguai e recebendo a visita dos uruguaianenses.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895