Novo Hamburgo e Caxias do Sul contabilizam procura por vagas em albergues nos últimos dias

Novo Hamburgo e Caxias do Sul contabilizam procura por vagas em albergues nos últimos dias

Ações terão continuidade durante o período de frio intenso

Correio do Povo

Em Caxias, durante a abordagem aos moradores de rua, também é aplicada a vacina contra a Covid-19

publicidade

Em duas noites de ação em Novo Hamburgo, as equipes da Defesa Civil e prefeitura encaminharam 134 pessoas em situação de rua para os locais de acolhimento do município. Nas noites de terça e quarta-feira, o trabalho de abordagem social se intensificou por conta das temperaturas quase negativas à noite. O número de vagas nos três espaços oferecidos foi ampliado, chegando a 75 vagas.

Um destes locais é o antigo Hotel da Fenac, onde há estrutura também para receber os animais que acompanham as pessoas em situações de rua. Somente na quarta, foram dois pets recolhidos. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila, a abordagem vem ocorrendo desde o início do inverno, mas nestes dias mais frios ela é intensificada. Além do antigo Hotel da Fenac, são oferecidos pelo município dois espaços para as pessoas em situação de rua, como o acolhimento, onde o indivíduo pode fazer o pernoite, com ingresso às 19h e saída às 7h, com possibilidade de banho e janta, e o abrigo emergencial, com permanência por 24 horas.

O secretário ainda reforça o apelo para que a comunidade siga com as doações tanto de agasalhos quanto de alimentos, que são distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela prefeitura. Os agasalhos e cobertores podem ser doados nos drives de vacinação contra a Covid-19 que ocorrem na Fenac, e também na Fábrica da Cidadania, na rua México, 466, bairro Santo Afonso. Já para a doação de alimentos, a campanha abrange vários pontos da cidade como lojas, supermercado e na sede da própria prefeitura.

Já na Serra, na primeira ação realizada na noite de terça e madrugada de quarta-feira, a força-tarefa Unidos Contra o Frio garantiu o acolhimento para 201 pessoas em casas administradas pela Prefeitura de Caxias do Sul e no projeto Hospedagem Solidária, organizado pela Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, junto ao salão da comunidade de Nossa Senhora de Lourdes.

Grupos formados por agentes da Fiscalização de Trânsito, servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Consultório de Rua, da Secretaria da Saúde, percorreram vários pontos da cidade, com abordagem de 46 pessoas que dormiam sob marquises ou coberturas de prédios. Destes, somente sete aceitaram o abrigo oferecido. “Conforme orientações reforçadas pelo Ministério Público, a pessoa abordada não pode ser obrigada a ir para o abrigo”, ressalta a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira.

A força-tarefa será mantida nesta quarta e quinta-feira, pois segue a previsão de frio intenso. Nesta quinta, o projeto Hospedagem Solidária estará aberto para os usuários permanecerem durante o dia, com apoio do Restaurante Popular para o almoço.

Na primeira ação, foram distribuídos cobertores e roupas de frio, como agasalhos, jaquetas e calças para aqueles que preferiram não ser encaminhados a abrigos. Os integrantes do Consultório de Rua também aproveitam as abordagens para aplicação da vacina contra a Covid-19.

A negativa das pessoas em irem para os abrigos aumenta a necessidade de roupas e agasalhos mais reforçados para o enfrentamento do frio, bem como cobertores e colchões. A Fundação Caxias reforçou, nesta quarta-feira, a coleta de artigos que estão sendo oferecidos por empresas. Quem quiser contribuir pode levar a doação a uma Unidade Básica de Saúde ou Vacinadora (UBS ou UBV) ou diretamente à Fundação Caxias, na rua Sarmento Leite, 2189, bairro Rio Branco.

*Com informações dos correspondentes Stephany Sander e Celso Sgorla


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895