Novo Hamburgo irá imunizar profissionais da saúde na primeira fase da vacinação

Novo Hamburgo irá imunizar profissionais da saúde na primeira fase da vacinação

Médica Bárbara Fior, de 31 anos, será a primeira a receber a vacina pela dedicação total na linha de frente contra a Covid-19

Stephany Sander

Vacinação em Novo Hamburgo começará ato simbólico em frente a Vigilância em Saúde do município

publicidade

Um ato simbólico para marcar a primeira pessoa vacinada na cidade de Novo Hamburgo será realizado nesta terça-feira, em frente a Vigilância em Saúde, na Rua Marcílio Dias, com horário ainda a ser definido. Nesta primeira fase, serão imunizados os profissionais que atuam nos centros de atendimento específicos contra o coronavírus como o Centro Covid do Hospital Municipal, e ainda dos hospitais Regina e Unimed.

“São eles os nossos heróis na luta contra o coronavírus. Estão trabalhando incansavelmente desde o início da pandemia, a eles todo o nosso reconhecimento e ação para que continuem firmes e também mais seguros”, explica a prefeita Fátima Daudt.

Já o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, salienta que o Plano Municipal de Imunização prevê a vacinação em etapas e pede a compreensão da população. O Município já definiu quem será a primeira a receber a vacina em solo hamburguense: a Dra. Bárbara Fior, de 31 anos, pela dedicação total na linha de frente contra a Covid-19.

A médica atua como intensivista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, além de trabalhar em UTIs privadas do Município, tornou-se uma inspiração e exemplo de resiliência para os colegas da Saúde. Formada em Medicina em 2012 pela Universidade de Passo Fundo, Dra. Bárbara é moradora de Novo Hamburgo e casada com outro profissional da área, o anestesista Dr. Henrique Dartora.

Bárbara é conhecida por sua sensibilidade que se estende no zelo aos familiares de pacientes da Covid-19. Conforme a Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), desde o início da pandemia era grande a sua preocupação em manter um canal de interação permanente com as famílias.

Para atender a essa proposta, a FSNH colocou à disposição da médica um aparelho celular exclusivo com acesso à Internet. Desta forma, sempre que o paciente se sente disposto e tem condições clínicas para se comunicar, a médica realiza chamadas de vídeo para colocá-lo em contato com pessoas de sua convivência, o que contribui no processo de recuperação da doença.

A médica diz que se sente feliz e honrada neste momento, acima de tudo, por representar com esse ato simbólico toda a classe dos profissionais da Saúde, da qual ela tem muito orgulho em fazer parte. "E digo a todos que, sem dúvida nenhuma, a vacina representa vida e a possibilidade real de vencermos o inimigo", destaca.

O município de Novo Hamburgo vai receber 1.482 doses da vacina nesta primeira remessa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895