Novo Hamburgo realiza diversas ações em alusão ao Outubro Rosa

Novo Hamburgo realiza diversas ações em alusão ao Outubro Rosa

No dia 16 de outubro, as unidades de saúde do município estarão abertas com foco na saúde da mulher

Stephany Sander

Município tem cerca de 700 exames de mamografia represados

publicidade

Para marcar o Outubro Rosa, que é simbolizado pelo laço rosa, a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo está com as unidades de saúde mobilizadas para a temática, com acolhimento diferenciado, decorações alusivas, atividades de conscientização e prevenção, coleta e encaminhamento de exames. “É muito importante que as mulheres façam o autoexame e, percebendo qualquer alteração, busquem o mais rápido possível a rede de saúde. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. O toque simboliza vida”, enfatiza a diretora de Saúde, Juliana Forneck.

Ela destaca que no dia 16 de outubro, um sábado, as unidades de saúde do município estarão abertas com foco na saúde da mulher, com mutirão de coleta de exames preventivos (por agendamento), encaminhamento à mamografia, consultas com dentistas, nas unidades que dispõe destes profissionais, orientação nutricional e ações preventivas de conscientização sobre o câncer de mama. Também no dia será realizada a aplicação da vacina contra a Covid (por agendamento) e a imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, dentro da Campanha Nacional de Multivacinação. Ainda, no sábado, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto para a realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C) por livre demanda.

Outra ação organizada pela Secretaria de Saúde para marcar o Outubro Rosa é um mutirão de mamografias. “Nossa intenção é zerar a fila de espera neste Outubro Rosa”, explica Juliana. Hoje, o município tem cerca de 700 exames represados. Para isso, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc RS), um ônibus da entidade estará estacionado no Centro Administrativo Leopoldo Petry realizando exames do dia 13 de outubro até o dia 8 de novembro somente para mulheres encaminhadas pela Secretaria de Saúde. Não serão realizados exames por livre demanda ou sem o prévio agendamento. Deverão ser realizadas 400 mamografias no ônibus. Outros 400 exames serão realizados no Hospital Municipal e no Hospital Regina.

Além disso, sairão da fila de espera por mamografias do Sistema Único de Saúde (SUS), que dura pelo menos seis meses, 100 pacientes que farão o exame já nos próximos dias. A ação ocorrerá graças ao trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) em parceria com a Objetiva Administradora de Condomínios, que doou os 100 exames, e da Serviços de Medicina por Imagem (SMI), que realizará os procedimentos com 50% de desconto. "Todos os anos fazemos campanhas de divulgação alusivas ao Outubro Rosa. Mas esse ano fomos além e fizemos a entrega desses exames para a Liga", disse a diretora da Objetiva, Letícia Santos. Conforme a presidente da Liga, Maria Regina Strack, a entidade será responsável por indicar os pacientes que receberão os exames a partir de uma lista que ainda será enviada pela prefeitura.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895