Novo Hamburgo recebe nota dez em transparência nas informações obre a vacinação contra a Covid-19

Novo Hamburgo recebe nota dez em transparência nas informações obre a vacinação contra a Covid-19

Avaliação foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado

Stephany Sander

publicidade

A Prefeitura de Novo Hamburgo é a única cidade do Vale do Sinos e, junto com Rolante, a única da região Metropolitana de Porto Alegre a receber nota dez do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em transparência nas informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Os resultados foram divulgados pelo TCE. Dos 497 municípios do Estado, apenas 15,7% das prefeituras conquistaram a nota máxima, ou 78 cidades. Para a prefeita Fátima Daudt, o resultado mostra o compromisso da Administração Municipal em colocar todos as informações da vacinação e também da pandemia à disposição da população. “Desde o primeiro momento da pandemia procuramos ser o mais transparente possível, inclusive em relação aos recursos recebidos e investidos”, destaca Fátima, que parabeniza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, e a diretora de Governo Eletrônico, Tatiane Soares de Souza, pelo esforço neste sentido.

Os dados sobre a Covid-19 em Novo Hamburgo e também a respeito da vacinação no município podem ser consultados no site do Gabinete de Gestão ao Coronavírus do município. “Os dados são extraídos do Sistema de Gestão da Saúde em tempo real. Foi um trabalho meticuloso e profundo que fizemos na construção deste site, procurando ser o mais funcional e transparente possível”, completa Tatiane.

Novo Hamburgo recebeu nota máxima em todos os onze critérios que compuseram a avaliação. O objetivo era verificar o cumprimento da legislação que, entre outras coisas, determina que os municípios devem disponibilizar informações atualizadas sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e sua execução de forma padronizada e clara, em página oficial na internet.

A área técnica do TCE-RS avaliou os 497 sites institucionais dos municípios gaúchos a partir de quesitos como a visibilidade das informações relacionadas à vacinação (transparência e usabilidade); a divulgação do plano de ação municipal de vacinação atualizado; dados sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no município; a divulgação da ordem de grupos prioritários, do quantitativo de doses de vacinas recebidas/adquiridas e dos locais de vacinação; a disponibilização de canais de denúncias de “fura-filas” e outras irregularidades.

Dentre as informações mais consultadas e úteis para a cidadania, estão as relacionadas aos locais de vacinação. Nesse aspecto, 88% dos municípios passaram a divulgar tais informações de forma destacada em seu site oficial, veiculando endereços, telefones, horários de funcionamento e documentos necessários para a vacinação. Na avaliação inicial, esse percentual havia ficado em torno de 40%.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895