Novo Hamburgo terá 31 novos leitos dedicados exclusivamente à Covid-19

Novo Hamburgo terá 31 novos leitos dedicados exclusivamente à Covid-19

Os novos leitos ficarão na Unidade Sabiá, localizada no terceiro andar do Hospital Municipal

Stephany Sander

Novos leitos estão sendo montados para atender a população

publicidade

A partir da próxima segunda-feira, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo terá 31 novos leitos clínicos dedicados exclusivamente à Covid-19. “Com isso, conforme prevê nosso plano de contingência ao coronavírus, teremos 80 leitos clínicos totalmente dedicados à pandemia”, explica o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. Ele informou que a Secretaria de Saúde está analisando a possibilidade de redução de equipes técnicas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para que os profissionais que atuam nos espaços possam ser deslocados para atendimento no Hospital.

Segundo o presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, surge outro desafio para a estrutura de atendimento à população: a falta de profissionais técnicos para atuar no reforço dos novos leitos. “Já realizamos nove processos seletivos neste ano e nunca conseguimos suprir as vagas abertas. Além disso, temos uma média mensal de 100 profissionais técnicos afastados por suspeita ou confirmação de coronavírus. Estamos compensando com remanejo e horas extras”, explica.

Na última terça-feira, dois novos Processos Seletivos Simplificados (PSS) foram abertos com vagas para atendente de farmácia, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro e fisioterapeuta, médico intensivista rotineiro e médico plantonista de UTI. Os editais de abertura e o requerimento de inscrição estão disponíveis no site. Os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de julho, exclusivamente pela internet, mediante preenchimento da inscrição online.

Os novos leitos ficarão na Unidade Sabiá, localizada no terceiro andar do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde estão sendo organizados os espaços com o remanejo de pacientes que será finalizado até a segunda-feira. A estrutura atual de leitos para atender exclusivamente a Covid-19 no Hospital Municipal de Novo Hamburgo é de 49 leitos clínicos, sendo sete deles de cuidados especiais, semelhantes a uma UTI, além de dez leitos de UTI.

O município também deve contar em breve com mais cinco leitos de UTI, que estão sendo estruturados a partir dos cinco respiradores pulmonares recebidos do Estado, na última sexta-feira. Inicialmente, o Estado havia prometido cinco leitos de UTI, mas acabou liberando apenas os respiradores. “Isso afetou nosso planejamento, mas a prefeita determinou que seguíssemos o cronograma de leitos de UTI com recursos próprios”, enfatiza o secretário Naasom. Há ainda outros dez leitos de UTI locados com hospitais privados para serem entregues em até 40 dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895