Obras da avenida Brasil entram na reta final em Passo Fundo

Obras da avenida Brasil entram na reta final em Passo Fundo

Mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram paralisados

Agostinho Piovesan

Na fase final, os trabalhos se concentram no Centro da cidade

publicidade

As obras de recuperação e modernização de 5,5 quilômetros da avenida Brasil, principal via que corta a cidade de Passo Fundo, no Norte do Estado, estão em fase final. Mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram paralisados e, segundo a prefeitura, foram colocadas em prática todas as medidas de proteção dos trabalhadores.

Os trabalhos ocorrem atualmente no Centro da cidade, com equipes realizando os serviços de pavimentação, passeios públicos, canteiros e reprogramação do mobiliário urbano. Foi realizada a sinalização no trecho entre as ruas Bento Gonçalves e Capitão Eleutério. O passeio público está em execução na quadra entre as ruas Teixeira Soares e Sete de Setembro.

As obras estão divididas em três projetos. O primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização, o segundo envolve a ampliação e substituição da rede de esgoto e o último, as melhorias na rede de infraestrutura elétrica. O investimento total é de R$ 17 milhões, incluindo recursos da prefeitura, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênio com a Corsan.

A Administração Municipal ressalta que esta será uma obra que mudará a rotina da via principal. O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.

Quanto à rede de infraestrutura elétrica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem está sendo modernizada para evitar alagamentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895