Obras de revitalização iniciam no Centro de Frederico Westphalen
capa

Obras de revitalização iniciam no Centro de Frederico Westphalen

Local será transformado em área de convivência

Por
Agostinho Piovesan

Projeto foi elaborado pelo curso de arquitetura e urbanismo da URI

publicidade

As obras de revitalização da rua Maurício Cardoso, conhecida como rua dos Arcos, no centro de Frederico Westphalen, iniciaram nesta semana. O investimento é de R$ 535 mil, oriundos de recursos próprios do município. O espaço entre a rua do Comércio e a rua Arthur Milani priorizará os pedestres, diminuindo o espaço para os veículos. Duas audiências públicas foram realizadas em 2018 para ouvir a opinião e as sugestões da comunidade em relação à revitalização, que deve ser concluída até o mês de dezembro. 

O projeto foi elaborado pelo curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em parceria com a Administração Municipal.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso, a obra tem como objetivo melhorar a trafegabilidade para os pedestres, comerciários e consumidores. “As calçadas serão ampliadas para seis metros de largura cada, deixando o espaço para trânsito de veículos em 5,60 metros e o espaço para tráfego de veículos será diminuído, permitindo a passagem de automóveis em apenas um sentido”, disse Panosso. Além disso, será implantado o estacionamento paralelo, com 14 vagas, sendo duas para carga e descarga em apenas um dos lados da rua.

No local, será instalado mobiliário urbano, como bancos, tornando o espaço mais agradável e convidativo aos pedestres. Ainda conforme o prefeito Panosso, as mudanças em relação à revitalização do centro da cidade visam estimular o comércio local com o aumento das vendas, gerando mais empregos e movimentação econômica. “Teremos um espaço de convivência das pessoas, um local agradável”, afirma.