Oficializada área para Usina de biomassa em Uruguaiana

Oficializada área para Usina de biomassa em Uruguaiana

O investimento previsto é de ao menos R$ 55 milhões

Fred Marcovici

Projeto de Lei PL que autoriza a transferência da área cedida foi aprovado pela Câmara Municipal

publicidade

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei (PL) que autoriza a transferência da área cedida para implantação da Usina Termelétrica de combustível com casca de arroz. A Usina de biomassa converte o calor da queima de matéria orgânica em energia. O ato oficializou o imóvel para concessão de direito real de uso a empresa Enerbio Participações Ltda e possibilitar a atuação da empresa Infravix Participações S/A.

A área com 78.542,40 metros quadrados (7,85 hectares) é localizada na Charqueada. O investimento previsto é de ao menos R$ 55 milhões, sendo criados 100 empregos diretos durante a fase de construção do empreendimento, além de outros 200 empregos indiretos, considerando os fornecedores de insumos, materiais e equipamentos, ou seja, projeções idênticas às previstas, quando da concessão a Enerbio Participações LTDA.

O Executivo salienta outros aspectos positivos do empreendimento, como a ampliação da disponibilidade energética regional e a projeção de solução definitiva para o descarte incorreto da casca de arroz no município. “Toda a casca produzida no beneficiamento do arroz será transportada e utilizada na Usina, onde será queimada em caldeira. Toda cinza e material particulado, ou seja, 20% da casca queimada serão absorvidos no filtro de mangas, acumulado em silos e depois descartado corretamente de forma segura, podendo ser utilizado tanto na correção de solo de lavouras como insumo para indústria de cal mista, argamassa ou cimento”, esclarece a justificativa do PL.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895