Organização avalia como positivo eventos-teste das Surdolimpíadas em Caxias do Sul

Organização avalia como positivo eventos-teste das Surdolimpíadas em Caxias do Sul

Mais de 200 corredores largaram às 7h em frente à prefeitura

Celso Sgorla

Competições de natação também fizeram testes

publicidade

A poucos dias da abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que acontecerão em Caxias do Sul entre 1º e 15 de maio, foram realizados dois eventos-teste em preparação para os jogos neste domingo. Pela manhã, mais de 200 corredores largaram às 7h em frente à prefeitura, na rua Alfredo Chaves, para o percurso de 42.195 metros. À tarde, 53 competidores com mais de oito anos participaram do teste da natação, na Sede Guarany, do Recreio da Juventude, que será  a sede oficial da modalidade nas Surdolimpíadas.

Foi a primeira vez que uma prova de corrida de rua em Caxias do Sul teve o percurso totalmente bloqueado. Por ser um evento-teste, o bloqueio se deu apenas até as 10h. Na prova oficial das Surdolimpíadas, no dia 15 de maio, a largada será uma hora mais tarde, às 8h, e o bloqueio se dará até o último participante cruzar a linha de chegada.

O coordenador da Maratona, Zelfino Nadin, avaliou positivamente. “O evento teste superou a nossa expectativa em todos os sentidos. Mais de 200 pessoas apareceram para correr. Foi importante porque conseguimos observar algumas pequenas falhas que serão corrigidas para que o evento oficial do dia 15 de maio seja um sucesso.”

À tarde, foi a vez da Natação realizar seu evento-teste em preparação para as Surdolimpíadas. Diversas provas aconteceram na Sede Guarany do Recreio da Juventude, que é o palco oficial da modalidade nos jogos que iniciam em 1º de maio.

A grande atração do evento foi a presença do nadador brasileiro Guilherme Maia, que treina no Recreio da Juventude desde janeiro deste ano e ganhou cinco medalhas nas duas últimas edições das Surdolimpíadas, sendo o detentor do único ouro brasileiro até hoje nos jogos, conquistado na prova dos 200 metros livre da última edição, em 2017, na Turquia.

Daniela Gonzalez, coordenadora da Natação nas Surdolimpíadas, destacou que os objetivos do evento-teste foram alcançados: “Esse teste  é uma prévia do que virá no evento oficial, que inicia em 02 de maio para nós. Foi importante para fomentar a natação para os surdos, já tínhamos atletas desde os oito anos de idade participando do teste e principalmente para testarmos a sinalização luminosa para os surdos, inclusive com a presença do Guilherme Maia, nosso campeão, que irá competir nas Surdolimpíadas”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895