Os Rouxinóis vencem o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana
capa

Os Rouxinóis vencem o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana

Com o enredo 'Os Filhos Mágicos dos Ventos', a escola verde e branco teve 438,8 pontos

Por
Fred Marcovici

A escola levou para a avenida Presidente Vargas o enredo “Os Filhos Mágicos dos Ventos”

publicidade

A apuração apontou, neste domingo, a escola Os Rouxinóis como a campeã do Grupo Especial do Carnaval Fora de Época 2019 de Uruguaiana, somando 438,8 pontos. O enredo da verde e branco, “Os Filhos Mágicos dos Ventos”, de Severo Luzardo Filho e Davi Gbanna, foi interpretado por Wantuir, da Unidos da Tijuca, escola do Rio de Janeiro. O vice-campeonato ficou com a Unidos da Ilha do Marduque, campeã de 2018, que teve 437,9 pontos defendendo o enredo “É de Cinema o Nosso Carnaval”, interpretado por Igor Sorriso, da Mocidade Alegre de São Paulo. Em terceiro, ficou a Imperadores do Sol com ¨Balangandãs – A Magia da Sorte, o Espanto do Mal e o Brilho das Estrelas.” A  escola Império Serrano, com 215,3 pontos, subiu para o Grupo Especial.

Os contratempos provocados pelos atrasos durante o Carnaval Fora de Época foram menores do que o calor e animação daqueles que vivem a festa. O município foi tomado no final de semana por turistas e rodas de samba. No Café da Praça, Casa do Urso, Mistura Fina, empórios, em cada canto da cidade havia cavaquinho, pandeiro e a marcação do surdo. Nomes conhecidos do carnaval no eixo Rio-São Paulo passaram por Uruguaiana, bem como musas, rainhas do carnaval de Porto Alegre e de Corrientes, na Argentina. Os desfiles das seis escolas do Grupo A, na avenida Presidente Vargas, terminaram com céu iluminado e sol, às 7h de domingo. 

Pelo menos 17 mil pessoas acompanharam as apresentações que fecharam a edição. Destaque para o arquibancadão popular, que nas três noites foi o primeiro a lotar. Parte do público protestou, com placas e faixas, lembrando o assassinato da vereadora Marielle Franco e apelando por justiça. No conjunto das entidades houve carros alegóricos imponentes, luxuosos e criativos, além de fantasias de luxo e brilho, parte delas produzida no Rio de Janeiro. Os 11 quesitos avaliados neste domingo reuniram 22 jurados.