Pacientes do SUS passam a contar com cirurgias de catarata sem sair de Uruguaiana

Pacientes do SUS passam a contar com cirurgias de catarata sem sair de Uruguaiana

As consultas são agendadas pela Secretaria de Saúde a partir do encaminhamento de um clínico geral

Fred Marcovici

Na segunda e terça-feira foram realizados os primeiros 47 procedimentos

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana já está realizando cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda e terça-feira foram realizados os primeiros 47 procedimentos entre facectomia com implante de lente intraocular (cirurgia de catarata) e exérese de pterígio. Os procedimentos foram possíveis a partir de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a instituição hospitalar. As cirurgias são executadas por médicos especialistas, do Rio de Janeiro, de mudança para Uruguaiana, e contratados pelo hospital. Os procedimentos foram realizados pelos cirurgiões oftalmológicos Daniel Leziria e Eduarda Barbará e pelo anestesista Vitor Gonzaga Pereira.

Pelo menos 300 procedimentos, entre cirurgias, exames e consultas serão realizados por mês por meio do convênio. “Estamos ofertando um serviço com profissionais qualificados, utilizando equipamentos de ponta e técnicas modernas. E isso, em Uruguaiana, sem que seja necessário o paciente se deslocar para outra cidade para fazer o tratamento, e depois se deslocar novamente para consulta de revisão. A importância do serviço é grande e estamos felizes em oferecer à comunidade”, destaca a gestora da Santa Casa, Thaís Aramburu. “Um sonho antigo que agora vira realidade. Pessoas que antes tinham que deixar a cidade para realizar as cirurgias poderão ser operadas e se recuperar perto de suas famílias”, completa o prefeito Ronnie Mello.

O secretário Diego Cantori destaca que o trabalho é ainda mais amplo. "Além deste convênio, continuaremos atendendo pessoas pelo sistema de referência com a cidade de Rosário do Sul. Por meio dos dois sistemas faremos mais de mil atendimentos por trimestre". As consultas são agendadas pela Secretaria de Saúde a partir do encaminhamento de um clínico geral. O paciente deve buscar as Estratégias da Saúde da Família (ESFs) para mais informações sobre o atendimento.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895