Palmeira das Missões e Passo Fundo realizam ações para evitar aglomerações

Palmeira das Missões e Passo Fundo realizam ações para evitar aglomerações

Ambos os municípios estão classificados com a bandeira laranja, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado

Por
Agostinho Piovesan

publicidade

A Brigada Militar e a equipe de fiscalização e vigilância em saúde da prefeitura de Palmeira das Missões efetuaram várias diligências em locais que tem ocorrido aglomerações e festas clandestinas, neste final de semana. A ação faz parte do trabalho que visa evitar a disseminação do coronavírus.

Segundo a administração municipal, muitas pessoas têm usado de redes sociais para divulgar aglomerações, e ainda tentar impedir ações que visam coibir tais eventos. O Poder Público informa que depois de esgotadas as tentativas de conscientização por parte de alguns, sobre o alto risco à saúde pública, em relação a transmissão do coronavírus, atitudes mais drásticas foram tomadas.

Multas 

No sábado à noite, foram aplicadas multas às pessoas que estavam se aglomerando em festas, também foi criada uma lista com todas as placas dos veículos, pois a reincidência acarretará em sanções previstas em Decreto Municipal assinado pelo Poder Executivo já no início da pandemia.

O prefeito Eduardo Russumano Freire disse que diariamente as equipes de fiscalização do município realizam vistorias e atendem inúmeras denúncias em relação ao descumprimento dos Decretos vigentes. “Queremos ressaltar que as equipes de fiscalização e também a Brigada Militar não medem esforços para atender todas as demandas diárias quanto às aglomerações e é importante a colaboração e conscientização dos munícipes para evitarmos o agravamento da pandemia no nosso município”, observa.

Palmeira das Missões registra duas mortes e 86 casos confirmados pelo Covid-19. Além disso, 60 pessoas estão recuperadas e duas estão internadas.

Passo Fundo e as festas 

Já a Prefeitura de Passo Fundo, disponibilizou um número de WhatsApp para que a população possa denunciar a ocorrência de festas e aglomerações, com o descumprimento de regras de proteção contra o coronavírus. O número (54) 99963-1675 é exclusivo para mensagens, esta é mais uma ferramenta que o poder público oferece com o objetivo de impedir a disseminação do Covid-19.

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel João Darci Gonçalves da Rosa, disse que infelizmente algumas festas seguem sendo realizadas, contrariando as orientações das autoridades da saúde. “Na maioria das vezes são realizadas por jovens e é a própria comunidade quem denuncia e a partir disso equipes de fiscalização do município são acionadas e se deslocam até os locais onde ocorre a irregularidade,” observa.

Segundo Gonçalves da Rosa, na maioria das vezes as festas ou reuniões não tem mais do que cinco ou seis pessoas e eles, ao serem orientados, estão entendendo e vão para suas casas. Ele lembra que alguns dos frequentadores podem não saber que está contaminado e espalhar o vírus para aos demais, aumentando a contaminação.


Passo Fundo confirmou na tarde deste domingo, mais um óbito em decorrência da covid-19. A vítima é uma mulher de 82 anos, com doenças pré-existentes. Ambos os municípios estão classificados com a bandeira laranja conforme o Modelo de Distanciamento Controlado.