Parobé realiza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Parobé realiza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Evento ocorre até dia 28 de agosto

Stephany Sander

João Corrêa é um atleta multipremiado em competições no Brasil e no exterior

publicidade

Dentro do clima da Paralimpíada, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Parobé, que acontece até o dia 28 de agosto, contou com a participação do atleta paralímpico João Corrêa, de 49 anos. Com uma trajetória esportiva marcada por muita garra, superação e muita persistência, Corrêa é um atleta multipremiado em competições no Brasil e no exterior e que teve a oportunidade de dividir um pouco de sua vivência em uma palestra, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação.

João relatou que sofreu um acidente que lhe tirou os movimentos das pernas quando tinha 19 anos, precisando se adaptar a uma nova realidade, pois não queria se afastar do esporte. Superando desafios como uma motivação, mesmo com sua deficiência, o atleta nunca abaixou a cabeça, ao contrário, teve ainda mais força para seguir e conquistar seus objetivos mais ousados. Assim, já passou por 88 maratonas, 233 meias-maratonas e conquistou o bicampeonato Brasileiro nos cinco quilômetros e nos mil e quinhentos metros, além de ter integrado a seleção brasileira de atletismo e participado de diversas provas no exterior.

A 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Parobé, que contará com mais palestras, roda de conversa, lançamento de cartilha, além da divulgação de vídeos e materiais de conscientização, é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Central Municipal de Libras, com apoio de várias secretarias da Administração Municipal. Nesta quarta, ocorre o Momento literário com Tibiriça (surdo) autor do livro Tibi e Joca.

Para a programação da quinta-feira está a palestra “Direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência e a carteira do Ciptea" com Jorge Curtis, professor e advogado, especialista no direito das pessoas com deficiência, com Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil, e na sexta-feira ocorre o lançamento da Cartilha de Libras da cidade. Sábado, o encerramento ocorre na rua Coberta da Praça 1° de Maio com uma ação envolvendo guarda-chuvas azuis em referência ao setembro azul.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895