Passo Fundo e Erechim priorizam aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19

Passo Fundo e Erechim priorizam aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19

Redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca possibilitou antecipação do esquema vacinal no RS

Agostinho Piovesan

Passo Fundo terá aplicação de segundas doses contra a Covid-19 nesta quinta

publicidade

As cidades de Passo Fundo e Erechim vão priorizar, nesta quinta-feira, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na população que já pode completar o esquema vacinal. Em Passo Fundo, a prefeitura anunciou que aguarda uma nova remessa de primeiras doses para dar sequência à vacinação por faixa etária. 

Segundo a Secretaria de Saúde, quem precisa fazer a segunda dose da AstraZeneca e têm prazo na carteirinha até 22 de julho já pode procurar uma das oito unidades de saúde divulgadas pelo município. Aqueles que estão com a segunda dose de Coronavac em atraso devem fazer o agendamento através do telefone (54) 3311-8494.

Vacinômetro

Segundo o vacinômetro divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, até agora foram aplicadas 146.251 doses em moradores de Passo Fundo, sendo 101.800 primeiras doses, 39.319 segundas doses e 5.132 doses únicas. 

Erechim 

Em Erechim, a administração municipal anunciou que, nesta semana, estão pausadas as aplicações da primeira dose contra a Covid-19 na Central de Vacinação, para possibilitar a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca de 12 para 10 semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose.

Segundo o prefeito, Paulo Polis, nesta quarta-feira, o município recebeu 3.170 doses da AstraZeneca para antecipação da segunda dose de quem foi imunizado com a primeira dose há 10 semanas, pelo menos. “É importante destacar que esta antecipação está de acordo com a nova resolução entre Estado e municípios de adiantar o prazo de aplicação entre doses deste fabricante e da Pfizer para completar o esquema de imunização contra a Covid”, observou. 

O prefeito afirmou que a decisão de reduzir de 12 para 10 semanas o intervalo entre a dose 1 e a dose 2 da Astrazeneca e da Pfizer foi tomada na segunda-feira, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e dos municípios. 

Quem recebeu a vacina da AstraZeneca entre os dias 16/04 a 20/04 poderá tomar a dose 2 nesta quinta-feira. Já quem recebeu a primeira dose de 22/04 a 28/04 será imunizado na sexta-feira. Por sua vez, quem foi vacinado com a primeira dose de 29/04 até 04/05 será imunizado no sábado. 

A imunização acontece exclusivamente na Central de Vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no sábado das 8h às 14h. A Central fica localizada na Rua Júlio Trombini, 634, Bairro Três Vendas, antiga Fundação Cotrel. 

Polis disse, ainda, que na próxima semana, a prefeitura retomará a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 reduzindo, de acordo com as remessas de imunizantes recebidas, as faixas etárias de vacinação. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895