Pedras Altas encerra aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19

Pedras Altas encerra aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19

Município é o primeiro da região a concluir a primeira etapa da imunização

Angélica Silveira

publicidade

Pedras Altas, no Sul do Estado, é a primeira cidade da região a concluir a aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em toda a população alvo. Conforme o Secretário de Saúde da cidade, Celso Caetano, na última semana, 1.866 pessoas foram imunizadas com a primeira dose contra o coronavírus.

“Na última semana fizemos uma busca ativa naquelas pessoas que, pelos mais diversos motivos, como religião, não queriam se vacinar. Muitas queriam escolher marcas, pedindo Pfizer e Janssen”, relata. Ele contou que quando as pessoas se negaram pela segunda vez, a equipe que foi diretamente ao local fez assinar um termo de recusa. “Deixamos bem claro que caso mudem de ideia ainda é possível se vacinar é só contatar a Secretaria que realizamos o agendamento. Realizamos este procedimento para não haver desperdício de doses na abertura do frasco”, explica. O secretário contou que a equipe conseguiu reverter três dos aproximadamente 70 casos.

Na última semana, Pedras Altas aplicou a segunda dose em mais de 50 professores da rede municipal que devem retornar às aulas no mês de setembro. Também completaram a imunização servidores de escola e motoristas do transporte escolar. “Já fizemos a segunda dose nas pessoas com mais de 60 anos. Atualmente nosso público alvo é a população entre 50 e 60 anos”, enfatiza. Aqueles com mais de 60 anos estão recebendo a imunização a domicílio. Os com 50 ou mais devem ir até a Policlínica Municipal, após serem chamados por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. “Como temos a lista daqueles que tomaram a primeira dose, estamos fazendo o contato telefônico para agendamento da segunda dose”, observa.

Para ele, o trabalho diferenciado de ir até as casas das pessoas evitando aglomerações, sempre procurando cumprir todos os protocolos, foram os principais responsáveis até o momento pelos resultados positivos. Pedras Altas não tem nenhum caso ativo de coronavírus atualmente. Desde o início da pandemia em março de 2020 foram 191 casos confirmados, um óbito e 190 pacientes recuperados. “Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para podermos levar a vacina o quanto antes para a nossa população, sempre com o lema que lugar de vacina é no braço. Só tenho a agradecer a todos da equipe por mais essa meta alcançada”, enfatiza.

Para o prefeito, Luiz Alberto Perdomo, muitas cidades anseiam pelo que Pedras Altas já conseguiu. “Desde o início fizemos um trabalho diferenciado no combate ao coronavírus e na vacinação e com muito orgulho encerramos a vacinação da dose um”, destaca. O telefone e WhatsApp da Secretaria de Saúde o é (53) 99971-8933.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895