Pela primeira vez, Uruguaiana se une à campanha Janeiro Branco
capa

Pela primeira vez, Uruguaiana se une à campanha Janeiro Branco

Trabalho chama a atenção de cidadãos e instituições para a necessidade e a importância subjetiva, mental e emocional do ser humano

Por
Fred Marcovici

O CAPS “Asas da Liberdade”, de Uruguaiana, se propõem a atuar dentro de uma relação terapêutica mais próxima do usuário e familiares

publicidade

Pela primeira vez, Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do Estado, participa das atividades do “Janeiro Branco”, voltadas à saúde mental. Nesta quarta-feira, às 9h, acontece a Blitz Branca, na praça Barão do Rio Branco. O trabalho chama atenção de cidadãos e instituições para a necessidade e a importância subjetiva, mental e emocional do ser humano. “Esta é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos. Também visa sensibilizar os poderes constituídos sobre o significado de pensar políticas públicas e projetos estratégicos em relação à saúde mental”, diz o cardiologista e secretário adjunto de Saúde, José Luiz Saldanha.

O serviço público de Saúde Mental busca aproximar os atendimentos que compõem a rede de atenção psicossocial por meio de ações conjuntas e do apoio matricial, com 17 psicólogos e quatro psiquiatras no seu quadro, com atuação nos Centros de Atenção Psicossocial regionalizados (CAPS II e CAPS ad II) e Ambulatório de Saúde Mental.

O projeto do CAPS “Asas da Liberdade”, de Uruguaiana, se efetiva com uma equipe multidisciplinar, que conta com trabalhadores sociais, que além de suas especialidades se propõem a atuar dentro de uma relação terapêutica mais próxima do usuário e familiares. Atende pessoas maiores de 18 anos, portadores de transtornos mentais graves e persistentes, sob coordenação da terapeuta ocupacional Sanandria Bachinscki. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Presidente Vargas, 2948. Maiores informações pelo telefone (55) 3911-3030.