Pelotas lança Campanha Eu Menstruo em combate a pobreza menstrual

Pelotas lança Campanha Eu Menstruo em combate a pobreza menstrual

Ação visa arrecadar absorventes higiênicos descartáveis que serão distribuídos às mulheres carentes

Angélica Silveira

publicidade

Em uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e com o projeto Mais Juntas, de combate à pobreza menstrual, que é a falta de acesso ou recursos para aquisição de produtos de higiene, como absorventes, a Prefeitura de Pelotas lançou a Campanha Eu Menstruo. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, e conta com o apoio de parceiros como a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Atlas Technologies, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social (UCPel e Gamp).

A Campanha Eu Menstruo visa arrecadar absorventes higiênicos descartáveis que serão distribuídos às mulheres carentes. A iniciativa irá debater a pobreza menstrual, como forma de contribuição para o combate à desigualdade de gênero, levando informações às meninas e mulheres de Pelotas. “A campanha irá até os 16 dias de ativismo, em dezembro", destaca a diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Paola Fernandes. Ela afirma que não há uma estimativa no número de mulheres que passam pela pobreza menstrual na cidade. “O que constatamos é que durante a pandemia o número de mulheres desempregadas e em vulnerabilidade aumentou bastante. Constatamos isto pelo crescimento no número de acessos aos serviços da Secretaria”, relata.

Os pontos de arrecadação são a prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, o Campus II da UFPel, o Campus I da UCPel, a Delegacia da Mulher, o 4º Batalhão de Polícia Militar, o Senac, a Faculdades Senac, o Ciclos Saúde Singular, o Instituto Buquê de Amor, a Casa de Las Vulvas, a Farmácia Panvel da rua Dom Pedro II e os Supermercados Paraíso.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895