Plano 100 prepara Santa Rosa para o futuro

Plano 100 prepara Santa Rosa para o futuro

O município completa 87 anos nesta sexta-feira e planeja ações até 2031

Felipe Dorneles

Projeto envolve diagnóstico e ações para os 100 anos do município

publicidade

O município de Santa Rosa, que completa 87 anos nesta sexta-feira, já vislumbra seu centenário. O Plano Santa Rosa 100 anos, um diagnóstico e planejamento de ações, promete preparar a cidade para 2031. O projeto foi criado pela prefeitura e hoje é coordenado pela ONG Agência de Desenvolvimento (AD), com a participação da Unijuí e outra entidades locais. A revisão do material foi apresentada em audiência pública para a comunidade.



O presidente da AD, Marcos Scherer, explica que o plano iniciou-se em 2013, elaborado pela Unijuí. “A universidade realizou um diagnóstico completo de dez eixos de desenvolvimento da cidade, identificou forças e fraquezas e sugeriu ações para melhorar algumas dificuldades em todas as áreas.” Agora, a AD ficou responsável pela revisão do material. Uma das mudanças é a quantidade de eixos a serem trabalhados, totalizando três: infraestrutura urbana e rural, economia e gestão pública, cada um deles com áreas temáticas.

A AD, a Acisap e outras dezenas de entidades devem elaborar ações a partir dos eixos definidos na audiência. O projeto servirá como modelo para o Sebrae, que quer levar a iniciativa para outros municípios. Nestes 13 anos, independentemente do governo que estiver no Executivo, o plano seguirá a mesma linha, apenas com atualizações. O presidente da AD destaca que a cidade precisa descobrir novas matrizes produtivas, como a energética, por exemplo, a fim de garantir o desenvolvimento para o futuro. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895