Pontilhões são recuperados após enxurrada em Frederico Westphalen
capa

Pontilhões são recuperados após enxurrada em Frederico Westphalen

O transbordamento de rios e riachos destruíram 30 cabeceiras de pontes na cidade

Por
Agostinho Piovesan

Os danos ocorreram em razão da enxurrada que atingiu o município

publicidade

A Prefeitura de Frederico Westphalen divulgou na manhã desta quarta-feira os números em relação aos prejuízos causados pela enxurrada ocorrida no sábado passado. Os mais de 150 milímetros de precipitações que provocaram forte correnteza e transbordamento de rios e riachos destruíram 30 cabeceiras de pontes, o entupimento de 155 bueiros e danos em 350 km de estradas.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cleber Cerutti, também ocorreram cinco deslizamentos de encostas, além de danos nas lavouras de soja e milho. “Desde ontem estamos mobilizando várias equipes no trabalho de recuperação das pontes, desobstrução de bueiros, além da recuperação das estradas de chão batido que interligam as comunidades da zona rural”, disse.

Cerutti informou que serão necessários três meses de trabalho para normalizar o sistema viário. “A correnteza foi tão intensa que provocou danos de grande monta, o que nos obrigou a realizar um verdadeiro mutirão.” Segundo Cerutti, em algumas localidades, somente nesta quarta-feira os moradores puderam sair de casa com seus automóveis, em razão da obstrução das estradas. 

As fortes precipitações também agravaram a situação da pista das rodovias estaduais e federais da região.