Prédio histórico sediará a Biblioteca Pública em Santa Cruz do Sul

Prédio histórico sediará a Biblioteca Pública em Santa Cruz do Sul

Obras devem ser concluídas até a primeira quinzena de setembro

Correio do Povo

Obras devem ser concluídas na primeira metade de setembro

publicidade

A Biblioteca Pública Municipal de Santa Cruz do Sul ganhará novo espaço em setembro, em prédio histórico na esquina das ruas Galvão Costa e Marechal Floriano. Além do acervo de livros, o local terá uma praça em anexo. Haverá fonte central, iluminação de LED, academia ao ar livre, brinquedos, Internet Wi-Fi, chimarródromo, pergolados e ambientes para leitura.

As obras estão 75% concluídas e a previsão é de que tudo esteja pronto na primeira quinzena de setembro. O secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, informou que o prédio passa por uma revitalização que incluiu troca de vidros, azulejos e pisos, além de reformas nos banheiros e rampa de acessibilidade. “Restam algumas adequações externas que pretendemos finalizar até 15 de agosto”, disse. O prédio, inaugurado em 1910, começou a ser construído em 1899 para servir de cadeia. Nos últimos anos, foi sede da Secretaria Municipal de Obras e da Central de Serviços.

A biblioteca funciona hoje numa sala do prédio da Secretaria de Educação, na rua Coronel Oscar Rafael Jost. Para o secretário de Cultura, Edemilson Severo, o novo espaço poderá ser definido como um “canto de cultura viva de Santa Cruz do Sul”. “Hoje, a biblioteca se torna invisível onde está, pois primeiro é preciso entrar num prédio que conta com outras repartições, sem pontos funcionais e acessibilidade adequada, e que não é na área central. Por isso, buscamos esse espaço próprio para a biblioteca, para criar um centro integrado de convivência entre cultura, entretenimento e lazer.”

O secretário informou que ainda há a necessidade de execução de pequenos ajustes para instalação dos computadores, pois todos os procedimentos da unidade são informatizados. Após a inauguração da biblioteca e da praça, o prédio anexo também será revitalizado para receber as oficinas de cultura. O custo da obra é de R$ 60 mil, com recursos da prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895