Praias de Porto Alegre e Viamão oferecem alívio aos banhistas em meio ao forte calor

Praias de Porto Alegre e Viamão oferecem alívio aos banhistas em meio ao forte calor

Orlas do Belém Novo e Lami, além da praia de Itapuã, têm águas calmas e são balneáveis

Felipe Faleiro

Orlas do Belém Novo e Lami, além da praia de Itapuã, têm águas calmas e são balneáveis

publicidade

As praias do extremo sul de Porto Alegre e Viamão, na região Metropolitana, são opções de lazer à comunidade nestes dias quentes de verão. Tranquilas, com boas opções de infraestrutura, águas calmas e com temperaturas agradáveis, elas estão próprias para banho, conforme os relatórios mais recentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o que auxilia a atrair visitantes em busca de refresco. 

Na Capital, as praias dos bairros Belém Novo e Lami contam com chuveiros do Dmae funcionando, quando há água, além de opções de alimentação próximos. No Belém Novo, na manhã desta quinta-feira, uma brisa vinda do Guaíba confortava os visitantes da praia do Veludo, também conhecida pelas provas de natação. O casal formado pelo sapateiro Juliano Nunes e a dona de casa Caroline Nunes, trouxe o filho Samuel, 6 anos, para brincar na faixa de grama. Eles elogiaram o local. “A praça está arrumada, e muito bonita. Está acessível e bem cuidada”, comentou Juliano.

É comum ver moradores do entorno utilizando churrasqueiras e preparando lanches. Apesar de a praia do Belém Novo ser bastante frequentada todos os dias, o único inconveniente é a falta de guarda-vidas nela em dias de semana. Apesar de haver uma nova guarita, os profissionais somente atuam no local no sábado e domingo. Já no Lami, a praia é igualmente rasa, até certa distância, e bastante visitada por moradores de Porto Alegre e cidades vizinhas. Alguns trazem inclusive cães, que hoje pela manhã corriam pela beirada, rolavam na areia e se refrescavam em meio ao calorão.

O empresário Mário Leffa estava com a esposa, a aposentada Cristine Cardoso, e o filho de ambos, o joalheiro Bruno Cardoso. O casal mora em Cachoeirinha e Bruno em São Paulo. "É a primeira vez que viemos aqui. Estamos fazendo um passeio por estas praias da zona Sul", disse Mário, enquanto montava um guarda-sol na areia. Eles também elogiaram a área, e depois guarda-vidas monitoravam o perímetro. De acordo com eles, até o dia de hoje, ainda não haviam acontecido salvamentos na praia do Lami nesta temporada.

Esticando a viagem um pouco mais rumo ao sul, e já dentro dos limites de Viamão, a praia de Itapuã, junto ao distrito de mesmo nome, repleto de residências, tem igualmente suas belezas naturais, bem como a característica tranquilidade. Na manhã da quinta-feira, funcionários de uma empresa terceirizada da Prefeitura reforçavam a pintura de bancos sob uma árvore. A guarita dos guarda-vidas também estava vazia, e por volta de 30 pessoas aproveitavam o lazer no local. Há um chuveiro da Corsan na praia, que funcionava plenamente.

Foto: Alina Souza

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) da Capital afirma que promoveu melhorias nestas áreas. No Lami, foram concluídas, nesta semana, nove aparelhos de academia ao ar livre em dois pontos da avenida Beira Rio, com foco em pessoas da terceira idade. Também foi entregue a Estação Saúde, ao lado da estação de bombeamento de esgoto do Dmae. Ao todo, na orla do extremo Sul, os nove chuveiros estão em funcionamento, afirma a SMSUrb, cinco no Lami e quatro no Belém Novo. Ainda foram instalados 12 contentores de resíduos no Belém Novo e 12 tonéis no Lami. Também neste bairro, os quatro banheiros reparados em 2019 estão funcionando até as 20h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895