Prefeito Ronnie Mello é infectado novamente pela Covid-19, diz Executivo de Uruguaiana

Prefeito Ronnie Mello é infectado novamente pela Covid-19, diz Executivo de Uruguaiana

Coordenadoria Regional de Saúde não confirma a reinfecção pela doença

Fred Marcovici

Ronnie Mello já havia sido diagnosticado com Covid-19 em maio

publicidade

A Prefeitura de Uruguaiana, por meio de nota divulgada no final da manhã desta segunda-feira, informou oficialmente que o prefeito Ronnie Mello, 38 anos, encontra-se em isolamento domiciliar desde o último sábado após apresentar sintomas do novo coronavírus. Ao realizar o exame, nesta segunda-feira, foi constatado que o mandatário novamente havia contraído o vírus da Covid-19. Segundo a administração municipal,  trata-se assim de um caso de reinfecção. Em 15 de maio, Mello já havia testado positivo para a doença. Desta forma, Uruguaiana registra o primeiro caso de reinfecção no município.

A primeira-dama, a médica Paolla Araújo Mello, também está positivada e, assim como o prefeito, mantém-se em isolamento e passa bem. “O mundo vive um momento delicado e Uruguaiana faz parte deste contexto onde a prevenção, a conscientização e a informação são fundamentais. Ressaltamos a importância do uso de máscara, de álcool gel e o distanciamento social. Os cuidados individuais e coletivos são fundamentais para evitar contágio. Seguimos mobilizados e unidos contra a Covid-19”, conclui a nota.

A responsável pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde – sede em Alegrete, Heili Temp, disse que o órgão não pode confirmar a reinfecção do prefeito de Uruguaiana. Segundo ela, o resultado do exame realizado em maio pode ter sido um falso positivo, decorrência de um teste rápido. De acordo com Heili Temp, Mello pode ter tido na época uma síndrome gripal. 

Agora, com o antígeno realizado, o prefeito é considerado portador do vírus e, por consequência, infectado pela Covid-19. O setor de epidemiologia estuda se a primeira positivação será descartada ou não.

De acordo com protocolo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), é considerado caso de reinfecção quando o indivíduo tem dois resultados detectáveis por RT-PCR em tempo real para o vírus com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios. Independentemente da condição clínica observada em cada um dos episódios. 

No momento, Uruguaiana conta com 90% dos leitos Covid ocupados. São 3.068 casos confirmados, sendo 200 ativos. Houve 48 mortes atribuídas ao município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895