Prefeitos da Serra entregam protocolo de intenções para comprar vacinas contra Covid-19

Prefeitos da Serra entregam protocolo de intenções para comprar vacinas contra Covid-19

Grupo indicou propostas para aquisição de imunizantes de mais de um laboratório

Celso Sgorla

Prefeitos estiveram reunidos em Porto Alegre

publicidade

Prefeitos de municípios da Serra Gaúcha estiveram, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, para dar sequência à força-tarefa instituída nesta semana, para possibilitar a compra de vacinas contra o coronavírus. O Senado aprovou, na última quarta-feira, o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O texto segue para a Câmara dos Deputados.

A comitiva entregou o protocolo de intenções para compra das doses para a União Química Farmacêutica Nacional, responsável pela fabricação da vacina Sputnik V, da Rússia.  O mesmo protocolo de intenções será encaminhado também ao Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, e à Pfizer, que recebeu registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estiveram presentes no ato, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, bem como os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

O grupo foi recebido pelo conselheiro da empresa União Química Farmacêutica Nacional, Rui Willig, que frisou que "a união dos Municípios é fundamental para ter rapidez na hora que tivermos a vacina". Já o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, destacou a ação executada pelos gestores municipais da região. “A atitude da Serra unifica os esforços que o Governo do Estado iniciou sendo pioneiro com o protocolo. A região já demonstrou sua força com o aumento no número de leitos, estrutura e combate à pandemia", reforçou.

O consórcio de Municípios é o primeiro do Rio Grande do Sul a entregar a sinalizar o protocolo para a farmacêutica.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895