Prefeitos da zona Sul buscam recursos federais para combater a estiagem

Prefeitos da zona Sul buscam recursos federais para combater a estiagem

Políticos devem se reunir ainda esta semana com a Defesa Civil

Correio do Povo

Bagé já tem racionamento de água

publicidade

Os prefeitos de municípios da zona Sul do Estado devem se reunir, ainda esta semana, com equipes da Defesa Civil para buscar recursos federais para o combate à a estiagem. Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra e Morro Redondo já tiveram, inclusive, a situação de emergência reconhecida e homologada pelo governo. Enquanto isso, muitos outros já decretaram o estado de calamidade.

Bagé, município com 120 mil habitantes, realiza desde o início do mês o racionamento de água. Conforme o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), das 3h às 15h a metade Oeste da cidade recebe o recurso hídrico e, das 15h às 3h, é a vez da zona Leste.

Em muitos municípios, as comunidades estão sem água e o abastecimento é feito através de reservatórios móveis. De acordo com o governo do RS, cada reservatório tem capacidade para transportar 4.500 litros de água. Além disso, a estiagem provoca perda nas lavouras, preocupando os produtores rurais.

“Nossa intenção é trazer a equipe do governo do Estado para auxiliar os municípios na elaboração dos planos de trabalho. Queremos que as prefeituras possam obter o máximo auxílio possível do governo federal”, destacou o chefe da Casa Civil Fábio Branco.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895