Prefeitos do Vale do Rio dos Sinos devem publicar novos decretos para flexibilização de eventos

Prefeitos do Vale do Rio dos Sinos devem publicar novos decretos para flexibilização de eventos

Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos enviou ofício ao governo do Estado pedindo alterações

Stephany Sander

publicidade

A expectativa para esta semana é que os prefeitos das cidades da região 7 da Covid, representadas pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), publiquem novos decretos a partir de alterações nos protocolos relacionados à eventos, aprovadas na última reunião da entidade. Entre as novidades estão: a ampliação do horário de funcionamento de bares e pubs para até as 2h, sendo a entrada permitida até a 1h; ampliação da capacidade dos espaços para 50%, observado o PPCI; aumento do limite para até 150 pessoas por evento (ambiente fechado ou aberto); e permissão de música ao vivo com distanciamento mínimo de 1 metro entre os músicos.

Os novos protocolos tiveram aprovação da maioria absoluta dos prefeitos e passam a vigorar a partir da publicação dos respectivos decretos pelas prefeituras, o que deve acontecer a partir de terça-feira. Além da alteração nos protocolos permitidos, os prefeitos decidiram enviar ofício para o Governo do Estado solicitando alterações nos protocolos de responsabilidade exclusiva do Estado.

Eles pedem que o distanciamento entre alunos nas aulas presenciais seja alterado para 1 metro e também defendem o retorno 100% presencial de alunos, pedido que constará no ofício. Relativo às festas, os prefeitos também farão constar no ofício pedido para que seja considerada a possibilidade de liberação de danças em cerimônias de casamento e 15 anos, tais como dança dos noivos e valsa de debutantes. Os prefeitos também pediram ao governo do estado que permita presença de público em jogos de futebol limitada em 20% da capacidade do estádio.

"Os indicadores epidemiológicos da região nos permitem avançar um pouco mais com relação a alguns protocolos. Embora tenhamos recebido diversos pedidos de mais flexibilizações em outras áreas, optamos em organizar de forma mais lenta essas liberações tendo em vista nosso compromisso de manter os números da pandemia favoráveis e em declínio como vem ocorrendo agora. Qualquer flexibilização mais liberal pode comprometer todo um trabalho que vem sendo realizado com seriedade pela região", destaca o presidente da Amvars, Luciano Orsi.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895