Prefeitura abre mais oito leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Caxias do Sul

Prefeitura abre mais oito leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Caxias do Sul

Nesta quinta, o município bateu o recorde de casos ativos notificados, chegando a 2.163 pessoas com o vírus

Celso Sgorla

Leitos já estão disponíveis para internações

publicidade

A Prefeitura de Caxias do Sul abriu mais oito leitos de UTI adulto SUS no Hospital Geral, nessa quinta-feira. Os leitos serão custeados unicamente pelo município até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Cada leito tem a diária no valor de R$ 4 mil. 

 O aumento está relacionado à falta de insumos, equipamentos e equipe médica, problemas enfrentados à nível nacional. Os leitos já constam no painel de monitoramento da Covid-19 e estão disponíveis para internações.

Caxias do Sul tem registrado um aumento expressivo de casos positivos nas últimas semanas. Nesta quinta-feira, o município bateu o recorde de casos ativos notificados, chegando a 2.163 pessoas com o vírus.

No último dia 20 de novembro, data em que foi registrado o maior pico, eram 2.149 casos ativos da doença notificados. As internações hospitalares também aumentaram. Em julho, os 158 leitos de UTI, tanto SUS como privado, tiveram ocupação de 74,98%. Até essa quinta-feira, novembro já registra novo recorde com 86,08% de ocupação dos leitos.

O secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, atribuiu o aumento dos casos positivos a dois fatores: a testagem em massa e o aumento do descaso da população. "Em setembro iniciamos a testagem em massa da população com sintomas. De lá para cá, observamos um constante crescimento do número de casos. Em setembro tínhamos 8.604 casos. e em outubro 10.677, e até às 15h30min dessa quinta-feira eram 13.912.

Caxias possui 198 vítimas da doença.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895