Prefeitura assina convênio para criação de UBS municipal dentro de hospital de Viamão

Prefeitura assina convênio para criação de UBS municipal dentro de hospital de Viamão

Local servirá para atender casos mais leves e desafogar a Emergência da instituição

Fernanda Bassôa

Convênio foi assinado entre a prefeitura de Viamão e o Instituto de Cardiologia

publicidade

A criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) nas dependências do Hospital Viamão é uma iniciativa inédita, porém, criativa neste momento de grave crise sanitária que passam as cidades da Região Metropolitana devido a pandemia do novo coronavírus. O convênio para que, de fato, a ideia saia do papel foi assinado nessa terça-feira entre a prefeitura de Viamão e o Instituto de Cardiologia. 

A Lei Municipal 5037/2021, sancionada há poucos dias, autoriza o repasse de R$ 50 mil para o Hospital, para que as obras de adaptação sejam realizadas e a unidade de atendimento entre em funcionamento em um prazo máximo de 30 dias. No local, os profissionais da prefeitura realizarão os atendimentos dos casos mais leves (fichas azul e verde), deixando a Emergência do Hospital para os casos mais graves. 

"O paciente passará pela triagem dos profissionais do Hospital e, caso seja classificado como ficha azul ou verde, imediatamente será encaminhado para a nossa UBS dentro do Hospital. Caso seja necessário algum exame, será utilizada a estrutura do próprio Hospital. Com isso, aumenta o número de atendimentos e agiliza a recepção dos casos mais graves", resume o prefeito Valdir Bonatto. 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895