Prefeitura confirma surto de Covid-19 em lar para idosos em Pelotas

Prefeitura confirma surto de Covid-19 em lar para idosos em Pelotas

Secretaria Municipal de Saúde investigou o local após a declaração de um óbito suspeito de coronavírus 


Angélica Silveira

publicidade

A prefeitura de Pelotas confirmou, por meio de nota nesta terça-feira, um surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos instalada na cidade. No dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a declaração de um óbito suspeito de coronavírus. No dia 3, saiu o resultado PCR positivo para a doença. 

A pasta começou a investigar e detectou funcionários positivados para Covid-19 que não haviam sido informados para a Vigilância Epidemiológica. Após os resultados dos exames PCR, foram totalizados 40 idosos positivos. A Secretaria já transferiu 32 pacientes para o hospital. Destes, cinco receberam alta e foram para a casa de familiares. 

A Vigilância Sanitária realizou intervenção no local na última sexta-feira, depois de agentes terem lavrado um auto de infração e constatarem irregularidades em uma vistoria realizada no dia anterior, como o uso de copos de vidros nos bebedouros, a utilização de toalhas de tecido nos banheiros, entre outros atos que contrapõe o plano de contingência. 

O município afirma realizar monitoramento diário na casa, de forma presencial. Até essa terça-feira, foram registrados dez óbitos de moradores do local em consequência do surto de Covid-19. As mortes ocorreram ao longo da última semana. 

“Tudo sob controle”

Entre os falecimentos, está o amigo próximo da família de uma boleira de Pelotas que não quis ser identificada. Ela afirmou que o homem, de 57 anos, que faleceu de coronavírus no último dia 10, era seu vizinho e era como se fosse um tio seu, por isso sempre o visitava na instituição de longa permanência. "O meu tio do coração, que era esquizofrênico e tinha Parkinson, passou muitos anos internado na instituição que ele chamava de paraíso. Depois da vacinação que veio este vírus. Antes estava tudo sob controle”, lamentou. 

Ela relatou que a família não tem nenhuma reclamação da instituição. "Eles sempre foram nota 10 com o meu tio, sempre muito bem tratado, como se tivesse em casa mesmo. Com a família eles sempre toda a semana, às vezes até diariamente davam notícia que estava tudo bem, o que ele tinha feito. É uma pena que tenha acontecido isto tudo", observou. 

Testes

A Secretaria realizou testes rápidos nos 62 idosos e 41 funcionários da casa geriátrica, pois durante a testagem dois idosos foram transferidos para a UTI. No último sábado, 26 pacientes foram removidos para leitos do centro Covid-19 e hospitais da cidade, e outros seis nessa segunda-feira. A ação teve como objetivo proteger os idosos e controlar o surto. Outros 22 residentes na casa, que negativaram para o coronavírus, permanecem no local sob observação. 

Ainda há oito positivados que estão isolados em uma área e aguardam transferência. A Secretaria também requisitou ao proprietário da Instituição, por meio de uma notificação, que afastasse imediatamente os funcionários com sintomas gripais, que garantisse o atendimento dos idosos negativados - que permaneceram no local - com os testes rápidos para a doença, que promovessem a sanitização urgente da casa, além de regularizar imediatamente os apontamentos identificados pela vistoria da Vigilância. 

A instituição também ficou com o dever de informar todos os familiares dos idosos da situação para que procedam, se assim entenderem, a transferência deles para outro local. 

Organização 

Conforme um dos proprietários do local, que não quis ser identificado, a sanitização foi realizada na manhã desta terça-feira por uma empresa especializada. O certificado da execução do serviço deverá ser apresentado à Vigilância Sanitária. Ele confirmou que os idosos tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 no último dia 27 e o primeiro óbito ocorreu no dia 1º. "Alguns não apresentaram sintomas de Covid-19 outros apresentaram febre e dor no corpo, o que se pensou que pudesse ter sido reação a vacina", justificou.  

O sócio proprietário garantiu que sempre manteve o poder público e as famílias informadas sobre tudo que ocorre na casa desde março de 2020, quando iniciou a pandemia. "Agora mesmo temos um grupo de idosos que negativou para Covid-19 em um ala da casa e outro que positivou e que está assintomático em outra. Todo funcionário foi afastado desde que apresentou o primeiro sintoma e orientados a buscar o serviço de saúde", destacou   

Ele contou que nesta quarta-feira os ambientes começarão a ser reorganizados, aumentando inclusive o uso de produtos descartáveis para atender plenamente às solicitações da Vigilância. “Tínhamos idosos sem sintomas, então não tinha como isolá-los, assim como não há como distanciar o funcionário do idoso. Se estão sem sintomas não tínhamos como saber”, lamentou o proprietário.  

O sócio proprietário relatou que o que ocorreu foi uma fatalidade e que a instituição está prestando todo o apoio às famílias. "Estamos fazendo tudo que a Vigilância nos coloca e com o apoio da Secretaria de Saúde queremos sair deste surto com segurança", garantiu.  

A Secretaria de Saúde já informou a situação ao Ministério Público. Todos os relatórios e notificações produzidos pela Vigilância Epidemiológica serão repassados ao MP até esta quarta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895