Prefeitura cria brinquedos a partir de materiais recicláveis em Rio Grande

Prefeitura cria brinquedos a partir de materiais recicláveis em Rio Grande

Escolas de educação infantil receberão os brinquedos em breve

Angélica Silveira

Custo é de aproximadamente R$ 1,4 mil para cada kit de 10 brinquedos

publicidade

Pneus de todos os tipos são transformados em brinquedos que serão instalados em breve nas escolas municipais de educação infantil em Rio Grande, no Sul do Estado. “Em 2015 começamos a pensar o que fazer com materiais em profusão que são descartados e que poderiam ser aproveitados em outros projetos”, conta o secretário de Controle e Serviços Urbanos do município, Dirceu Lopes. A partir disto, surgiu o projeto “Reutilizar pra ti”.

A confecção dos brinquedos começou há aproximadamente um ano, a partir do reaproveitamento de materiais descartados de maneira irregular nas vias do município. Após serem retirados das ruas, os resíduos passam por uma sessão de triagem, onde aquilo que pode ser aproveitado vai para a oficina da Secretaria Municipal de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU) e o que é considerado inservível é destinado a estação Bota Fora, localizado ao final da rua Roberto Socoowiski, que é o local apropriado para este tipo de material.

Os brinquedos são feitos pelos próprios funcionários do Departamento de Praça da Secretaria. O custo é de aproximadamente R$ 1,4 mil com cada kit de 10 brinquedos, uma vez que é necessária a aquisição de parafusos, correntes, porcas, tintas e outros itens para a confecção deles. Conforme Lopes, todos os meses são entregues na secretaria quase seis mil pneus de todos os tipos. “Mandamos para São Paulo para uma empresa que faz recolhimento e destinação final, o que vai de acordo com a Lei Federal de Resíduos Sólidos, mas podíamos fazer algo”, destaca.

Por isto, foram escolhidos dez modelos entre os quais estão pula-pula, escalada, carrinho, balanços, moto, gangorra, torre, trator e local para depósito de pilhas e baterias descartadas que são confeccionados por funcionários da secretaria. “Agregamos nos pneus outros materiais recicláveis. A ideia é que até o final do ano começaremos a instalar um kit de 10 brinquedos em cada uma das 17 EMEIS da cidade”, projeta.

Enquanto isto não ocorre, os brinquedos são emprestados para outros eventos gratuitamente. “Servem como testes antes de instalarmos definitivamente nas escolas. Fotografamos e vai para o evento, na volta vemos o que precisa ser feito para ser requalificado. Acredito que não colocaremos ainda em todas as EMEIs, pois precisamos de vários testes de qualidade e segurança, já que a iniciativa é voltada para crianças”, justifica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895