Prefeitura de Caxias do Sul sanciona lei que institui a Semana Lixo Zero no município

Prefeitura de Caxias do Sul sanciona lei que institui a Semana Lixo Zero no município

O evento deverá ser realizado na última semana de outubro

Celso Sgorla

Projeto, agora transformado em lei, envolve empresas, entidades, organizações públicas e a população em geral

publicidade

Caxias do Sul se une ao conjunto de mais de 120 cidades do Brasil que, anualmente, promovem a Semana Lixo Zero com o propósito de discutir e conscientizar a população sobre a produção e destino dos resíduos sólidos. Para dar forma à ação, o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei instituindo a realização do evento na última semana de outubro por meio de programação incluindo palestras, fóruns, seminários, audiências públicas e ações coletivas de práticas de limpeza em espaços públicos.

O projeto, agora transformado em lei, envolve empresas, entidades, organizações públicas e a população em geral para propor soluções de redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de incentivar o consumo consciente. A atividade já foi realizada na cidade em 2020, reunindo 15 voluntários em 97 ações com impacto em mais de 60 mil pessoas. “A iniciativa nos ajudará muito na sensibilização da comunidade sobre a necessidade da destinação correta do lixo. Estamos passando por um momento delicado, em que um grupo minoritário de cidadãos está agindo de forma preocupante, misturando lixo, retirando dos contêineres e jogando no chão, além de depositar materiais de construção e mobiliário no entorno e no interior dos equipamentos”, assinalou o prefeito.

Outro movimento que está em curso é o de reestruturação da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), que durante três anos, de 2017 a 2019, não atuou, contribuindo para uma regressão na separação do lixo por parte da população. O objetivo é aumentar o atual número de monitores, de apenas dois, para algo próximo ao que se tinha em 2016, de quase duas dezenas.

A vice-prefeita, Paula Ioris, lembrou que a Secretaria do Meio Ambiente está ultimando a contratação do Senai para auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e a pesquisa em andamento junto à Universidade de Caxias do Sul para apontar destino adequado para o lixo.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895