Prefeitura de Guaíba cria grupo de trabalho para retomar obras de escolas de educação infantil
Cada uma das unidades terá capacidade para receber 200 alunos
publicidade
A prefeitura de Guaíba criou um grupo de trabalho para retomar as obras de três escolas de educação infantil que atualmente encontram-se paralisadas. No momento, a equipe técnica realiza ação força-tarefa para atualização de valores das etapas faltantes e contabiliza os danos causados pela paralisação. De acordo com a Administração, o grupo está na fase de compatibilização e adequação das planilhas de custos.
"Está sendo analisado o processo de cada unidade. A partir disso, será aberta uma nova licitação, buscando a conclusão o mais breve possível para atender à grande demanda existente de Educação Infantil", salienta a secretária de educação, Claudinha Jardim, ponderando que a expectativa é retomar os trabalhos ainda neste ano. Cada uma das unidades terá capacidade para receber 200 alunos. As escolas inacabadas estão localizadas nos bairros Noli, Pedras Brancas e Cohab.
A prefeitura lembra que as obras iniciaram em 2015 (através do Programa Nacional de Reestruturação de Educação Infantil, do FNDE) e em junho de 2018 foram paralisadas por conta de ausência ou atraso no repasse financeiro do FNDE. Com isso, ficou prejudicado o andamento do canteiro de obras e os serviços pararam. Em fevereiro de 2019 houve a rescisão contratual com a Empresa Cont Construções LTDA – EPP, responsável pela execução das três edificações.
A secretária assegura que o trabalho vem sendo retomado e os resultados já estão aparecendo. "A Educação é uma prioridade nossa e a abertura de novas vagas nas EMEIs é um compromisso que temos com a comunidade. Temos a convicção que vamos proporcionar uma Educação de qualidade para todos os guaibenses", conta Claudinha.
Cabe ressaltar que Guaíba é um dos poucos municípios que ainda segue com a tecnologia pultrudado (material composto por resina e fibra de vidro, de grande resistência e melhor custo benefício). "Temos um planejamento que vem sendo executado para conseguirmos atender as obras que estavam abandonadas", garantiu a titular da pasta de Educação. Nas três EMEIs, as ações são realizadas em conjunto. "São obras de grande porte construtivo, o que nos leva a ter um tempo maior para conclusão e entrega para a comunidade", explicou Claudinha Jardim.