Prefeitura de Passo Fundo anuncia compra de testes para diagnóstico de Covid-19
capa

Prefeitura de Passo Fundo anuncia compra de testes para diagnóstico de Covid-19

Produzidos pela UPF, exames estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de abril

Por
Agostinho Piovesan

Passo Fundo adota medidas contra o coronavírus

publicidade

A prefeitura de Passo Fundo, no Planalto Médio, anunciou que o exame de PCR (mede a dosagem de proteína C-reativa) para detecção do vírus causador da Covid-19, deverá estar disponível na cidade a partir da segunda quinzena de abril. O Poder Público local informa que já autorizou a compra dos insumos para que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possa produzir os testes.

Segundo o prefeito Luciano Azevedo, o objetivo é ampliar a testagem e ter mais agilidade, dando prioridade aos casos de profissionais da saúde, além dos processos do próprio município. Ele disse que a falta de diagnósticos precisos prejudica a tomada de decisões: “Sem os testes não é possível saber até que ponto o vírus se espalhou, nem diferenciar quem está com o coronavírus de pessoas apenas com sintomas semelhantes”, avaliou. Passo Fundo tem um caso confirmado da doença. 

A secretária municipal de saúde, Carla Gonçalves, afirmou que a ampliação da testagem dará informações em relação à situação local, permitindo a definição de estratégias de isolamento das pessoas contaminadas com o vírus e evitando a disseminação da doença", observou.

Dois professores da UPF, um imunologista e outro virologista, realizaram o levantamento, descrição e quantidade de insumos necessários para aquisição. Ao todo, são 28 itens. Carla disse que atualmente a recomendação do Ministério da Saúde é de fazer testes apenas em casos graves de pessoas com suspeita de coronavírus e profissionais de saúde e segurança com sintomas respiratórios.

Doação e recebimento de alimentos

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social iniciou o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de alimentos e materiais de higiene e limpeza, tanto com recursos próprios como de campanha de arrecadação. Para isso está sendo realizada uma campanha de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, tendo por objetivo minimizar os impactos sociais decorrentes da pandemia. Foram definidos postos de arrecadação onde as pessoas podem doar os produtos.

Segundo a pasta, as famílias que precisam de alimentos devem entrar em contato pelos telefones dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, para fazer agendamento da retirada dos alimentos. A Secretaria lembra que o agendamento é imprescindível para que não haja aglomeração. Os alimentos serão entregues de acordo com as demandas prioritárias.

Até este sábado foram disponibilizadas mais de 500 sacolas recebidas, aproximadamente 6 toneladas de doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza de inúmeros parceiros e colaboradores, que estão sendo organizados para serem entregues às famílias que necessitam.

Desinfecção

Na noite desta sexta-feira a Prefeitura de Passo Fundo iniciou a desinfecção de pontos estratégicos da cidade, sendo que o trabalho inicialmente foi realizado nos acessos do Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do bairro Petrópolis, local onde são recebidas as pessoas com sintomas gripais, e dos hospitais.

O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, informou que a equipe que opera na ação recebeu orientações da Vigilância Epidemiológica e passou por treinamento. “Foi realizada desinfecção de rampas, calçadas, corrimãos e demais objetos que podem armazenar o vírus e ser uma porta de transmissão”, detalhou. O trabalho será retomado na próxima semana, em outros locais públicos, tendo também o apoio de empresas e voluntários.