Prefeitura lança novo decreto com restrições para o combate ao coronavírus em Bagé

Prefeitura lança novo decreto com restrições para o combate ao coronavírus em Bagé

Documento, que proíbe a circulação de pessoas na cidade entre 1h e 6h, tem validade de 15 dias

Angélica Silveira

Sobre as atividades que geram aglomerações, o prefeito disse que haverá um reforço na fiscalização noturna

publicidade

Após o anúncio de que todo Estado, em um mapa preliminar, estará a partir de terça-feira em bandeira vermelha, de risco alto de contaminação para o coronavírus a prefeitura de Bagé publicou um novo decreto com medidas restritivas visando combater o vírus.  “Chegamos no pior momento da pandemia no sul do País. A situação é de alerta, mas existe trabalho e protocolo montados que funcionaram no passado e com a colaboração da cidade continuarão funcionando”, disse o prefeito da cidade Divaldo Lara. 

Na cidade, a UTI covid, da Santa Casa que possui cinco leitos  tem dois destes ocupados. Já os 30 leitos de observação, específicos para pacientes com Covid-19 estão lotados. Para resolver o problema, o Hospital Universitário irá receber pacientes clínicos de outras doenças que estão na Santa Casa para que vaguem leitos e o hospital de referência possa receber pacientes com Covid-19.

A Prefeitura irá disponibilizar um médico rotineiro para cada um dos hospitais para nos próximos 15 dias resolver a demanda de leitos. Em relação ao pedido de recursos ao Governo Estadual para o aumento de leitos, isto irá ocorrer por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

Sobre as atividades que geram aglomerações, o prefeito disse que haverá um reforço na fiscalização noturna, que contará  com a participação da Brigada Militar para evitar junções em praças, eventos, bem como festas clandestinas e assemelhados. Pelo documento está proibida a circulação de pessoas em Bagé entre 1h e 6h. Quem for pego na rua nesse horário, salvo quem está indo ou vindo do trabalho ou procurando atendimento médico, poderá ser conduzido pela polícia até sua residência e multado. 

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e rotas similares devem fechar as portas à 1h. Tele entregas podem funcionar até ás 2h, com exceção de bares e rotas. Esta proibido o consumo de bebida alcoólica em lugares públicos. Está proibida a realização de festas, mesmo particulares que possam gerar aglomeração. O decreto tem validade de 15 dias podendo ser prorrogado conforme a necessidade para combater a propagação de coronavírus.

Pelo mais recente boletim divulgado pela Prefeitura, Bagé tem 1.943 casos confirmados de coronavírus. Destes 1.620 são considerados recuperados, 281 pessoas estão em isolamento domiciliar e 19 internados. Na manhã deste sábado foi anunciado o 24º óbito na cidade. A vítima uma mulher de 92 anos que faleceu no último dia 24 na Santa Casa da cidade. 

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895