Prefeituras do Vale do Sinos reforçam atendimento para pessoas em situação de rua

Prefeituras do Vale do Sinos reforçam atendimento para pessoas em situação de rua

Municípios estão montando estruturas para acolher quem não tem moradia nestes dias de frio intenso

Stephany Sander

Em Campo Bom, um abrigo para pessoas em situação de rua funciona das 19h às 7h no Centro Municipal de Educação

publicidade

Com a continuidade do frio intenso, pelo menos até o domingo, as prefeituras do Vale do Sinos, estão reforçando o atendimento emergencial para pessoas em vivem em situação de rua. 

Em Novo Hamburgo, o antigo Hotel da Fenac está recebendo moradores em situação de rua até a próxima segunda-feira. A ação ocorre em parceria com a Horta Comunitária Joanna De  ngelis, a União Nacional de Assistência Social e do Sistema de Ensino Gaúcho, que avalia a saúde de quem chega ao espaço. Além disso, uma atividade ocorre, a partir das 18h, convidando moradores para passar a noite no local, onde ainda é servida janta, pouso e café da manhã. 

No município de  São Leopoldo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, montou um espaço, junto ao Albergue Municipal, com 18 novas vagas. No local é disponibilizado banho, itens de higiene pessoal, além de agasalhos e pernoite. O Banco Municipal do Agasalho, localizado na sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach, também segue recebendo e realizando doações de agasalhos para a população em situação de vulnerabilidade do município. 

Estância Velha oferece uma casa container com três refeições diárias, passagens interurbanas e todo apoio necessário, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). O espaço, locado desde o início do mês de agosto pela administração municipal, funciona na Rua João Quaresma da Silva, nº 251, bairro Encosta do Sol. 

Em Campo Bom, desde o mês de abril, um abrigo para pessoas em situação de rua funciona das 19h às 7h no Centro Municipal de Educação (CME), na Avenida Emílio Vetter, no bairro Genuíno Sampaio. A estrutura dispõe de colchões, roupas de cama, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, e possui capacidade permite receber até 25 pessoas por dia. Desde de sua abertura, em 14 de abril, já são mais de 1,4 mil acessos por 72 usuários. Além disso, 500 refeições por mês, em média, são distribuídas.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895