Primeiro encontro de escuta reúne familiares de crianças autistas e professores em Caxias do Sul

Primeiro encontro de escuta reúne familiares de crianças autistas e professores em Caxias do Sul

Cerca de 50 pessoas participaram da ação realizada neste sábado

Celso Sgorla

Conforme a Secretaria de Educação, há 325 estudantes com TEA na rede municipal de ensino

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A Secretaria de Educação (SMED) de Caxias do Sul realizou, nesse sábado, o primeiro encontro do Movimento Transformar – Partindo da Escuta e Acolhimento, voltado a ouvir e identificar as principais necessidades e dificuldades das famílias de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade ocorreu no ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Castelo Branco, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Cerca de 50 pessoas participaram, entre professores e familiares dos estudantes.

O evento foi aberto pela gerente de Educação Especial da SMED, Silvana Cechinato Cagol, que apresentou um panorama do território no qual a Escola Presidente Castelo Branco está inserida, bem como o trabalho realizado pela pasta para atender às crianças com TEA na rede municipal de ensino.

A secretária da Educação, Sandra Negrini, destacou a busca conjunta por soluções: "É momento de unirmos professores, famílias, comunidade escolar e cumprir nossa missão, que é de acolher, escutar e ajudar. Este é o pontapé inicial de muitos encontros para trocas de experiências que vão servir para aprimorar o trabalho e melhor atender a esses alunos e seus familiares."

Pais e professores relataram suas experiências e destacaram a medida inédita tomada pelo município no sentido de abrir esse espaço de escuta. Outros quatro encontros ocorrerão nos próximos sábados, em três bairros da cidade e um distrito. Conforme a SMED, há 325 estudantes com TEA na rede municipal de ensino, número que tem aumentado expressivamente nos últimos anos.

Desde o início de 2022, Caxias do Sul está entre os poucos municípios do país cujas escolas e professores contam com assessoramento técnico específico para atender crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


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