Primeiro posto de saúde sustentável abre as portas em Santa Cruz do Sul

Primeiro posto de saúde sustentável abre as portas em Santa Cruz do Sul

Estrutura tem cerca de 442 m² de construção, em alvenaria, com total acessibilidade

Otto Tesche

Prédio é o primeiro público municipal a ter geração de energia renovável

publicidade

Começou a funcionar o primeiro posto de saúde sustentável de Santa Cruz do Sul. A unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alcemiro Manoel dos Santos, na rua da Pedreira, presta atendimento a uma população de 4 mil pessoas. O novo espaço substitui a antiga estrutura que funcionava em um prédio alugado e pequeno demais para dar conta da crescente demanda de usuários, provenientes do bairro Pedreira e de parte do Santuário.

O prédio é o primeiro público municipal a contar com geração de energia renovável. O local contempla espaços bem ventilados, com janelas amplas para melhor aproveitamento da luz natural. A estrutura tem cerca de 442 m² de construção, em alvenaria, com total acessibilidade. A ESF Alcemiro Manoel dos Santos também conta com sistema para coleta e armazenagem de água da chuva, que vai permitir a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e também nos canteiros e na futura horta. Para a manutenção das lâmpadas de led e aparelhos elétricos, será instalado um sistema para captação de energia solar, que vai garantir cerca de 70% a 80% da energia consumida no local, proporcionando economia aos cofres públicos. A compra de placas fotovoltaicas está em processo de licitação.

Com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a estrutura física dispõe de farmácia, salas de triagem, recepção, espera, atividades coletivas, agentes comunitários de saúde, vacinas, administração, procedimentos, curativos e de observação, além de três consultórios médicos, um odontológico, central de material esterilizado simplificada, copa, quatro banheiros (dois acessíveis), depósito de material de limpeza, rouparia, varanda e área de ambulância. Do lado de fora foi instalado um playground.

A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, disse que está nos planos do setor a contratação de mais uma equipe para atuar no posto, pois a unidade poderá aumentar sua capacidade de atendimento no futuro. “Hoje atendemos em média 4 mil pessoas, mas a estrutura tem condições de ampliar esse atendimento para cerca de 8 mil usuários”, disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895