Procon de Novo Hamburgo faz blitz para orientar comerciantes e consumidores

Procon de Novo Hamburgo faz blitz para orientar comerciantes e consumidores

A ação integra atividades alusivas ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março

Stephany Sander

A blitz acontece nesta sexta-feira em estabelecimentos da área central da cidade

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Antecipando as ações do Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Novo Hamburgo realizou, na manhã desta sexta-feira, uma blitz educativa na área central da cidade. A atividade visou o esclarecimento de dúvidas, tanto dos comerciantes quanto dos consumidores, sobre direitos e deveres. “Questões envolvendo compras pela Internet, prazo para troca ou devolução de produtos, contratação de serviços por telefone, sempre geram dúvidas”, diz a subprocuradora do Procon, Cláudia Schenkel. 

Outras atividades estão previstas para a próxima semana, como a presença da Unidade Móvel do Procon para a realização de atendimentos de maneira itinerante. Do dia 11 ao dia 15, ainda ocorrerá um mutirão online de renegociação de dívidas bancárias pelo site www.consumidor.gov.br. Já no dia 13, ocorre o Procon no Programa Melhor Idade (PMI), onde informações serão destinadas especialmente para consumidores da terceira idade, já que mais de 50% dos atendimentos do órgão são com idosos, em especial ligados a assuntos financeiros.
 
"Vamos criar ações permanentes com os idosos e ainda debates com entidades, como o CDL e Sindilojas". O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. A data foi escolhida em razão do discurso feito pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, que salientou que todo consumidor tem direitos, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.


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