Procon de Parobé notifica RGE a ressarcir valores aos clientes

Procon de Parobé notifica RGE a ressarcir valores aos clientes

Ação teve início após diversas reclamações dos usuários

Stephany Sander

A RGE informa que o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado

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A partir de uma notificação do Procon da cidade de Parobé, a RGE irá ressarcir a diferença de valores para clientes com contas altas na cidade. Segundo a coordenadora da entidade, Veridiana Frassão, a ação teve início após diversas reclamações quanto a cobranças excessivas, a partir do mês de abril, e que não condiziam com os valores pagos nos meses anteriores pelos moradores.

Procurada, a RGE esclareceu que desde o início do período de quarentena da Covid-19, a partir de uma resolução da Aneel de 24 de março, estava autorizado o faturamento pela média dos últimos 12 meses de consumo do cliente, eliminando a necessidade de visita presencial. Como alternativa para evitar faturamentos por estimativa, também foi permitido aos clientes a possibilidade da autoleitura, onde o próprio cliente informava os dados da leitura por meio dos canais de atendimento da distribuidora.

Ambas as opções foram divulgadas pela empresa nos canais de comunicação própria, tendo em vista que a RGE ficou impossibilitada de fazer a leitura de consumo de todos os clientes da sua área de concessão no período de 6 a 15 de abril, obedecendo decisão liminar da Justiça do Trabalho.

A RGE ressalta que o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e afirma que as faturas emitidas em maio para os clientes estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor da fatura, sejam a maior ou a menor. Não é necessária nenhuma ação dos clientes, pois a compensação acontece de forma automática pela RGE.


Correio do Povo
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