Programação farroupilha terá três dias de lives em Santa Cruz do Sul

Programação farroupilha terá três dias de lives em Santa Cruz do Sul

Festejos começam neste sábado

Otto Tesche

publicidade

A programação da Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul terá três dias de lives entre sábado e segunda-feira em entidades tradicionalistas, com atrações relacionadas ao tradicionalismo gaúcho. Os eventos neste ano foram adaptados para evitar aglomerações e preservar a segurança contra a Covid-19, com número restrito de pessoas em cada atividade, com o objetivo de cumprir os protocolos sanitários. As apresentações poderão ser acompanhadas no Facebook, nas páginas do CTG Rincão da Alegria, da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e Chasque Gaudério.

Os festejos começam neste sábado, a partir das 9h30, com o recebimento da chama crioula por autoridades municipais no galpão do Comando Rodoviário da Brigada Militar, no Parque da Oktoberfest. O grupo Cavaleiros da Integração fez a condução desde o dia 4, quando foi acesa em solenidade da 5ª Região Tradicionalista, no CTG Antônio José Severo, na localidade de Alto Paredão, no interior do município.

Após a abertura dos festejos haverá a cavalgada solidária, a partir das 10h30, com um percurso por bairros da cidade para recolhimentos de alimentos, que serão doados à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). À noite, das 19 às 22 horas, haverá uma live no CTG Rincão da Alegria, com a abertura temática Somos Anita, em alusão ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi. Depois, a programação prevê uma bênção crioula, homenagens e o espaço Noite Nativista, com a declamação de Ibani Jorge Bicca e os shows do grupo Novos Tropeiros e Orquestra Bagual.

No domingo, a live será das 14h30 às 17h30, novamente no Rincão da Alegria. Entre as atrações estão uma receita de vaca atolada, premiação do concurso de desenhos das crianças das entidades tradicionalistas, vídeos do tradicionalismo local, demonstrações sobre usos e costumes do gaúchos e apresentações artísticas com Bião Santos (flauta transversal), Arthur Lopes (violão), Charles e Gleides (dança de salão), Cláudio Couto Rosa (declamação), Márcio Pacheco (violão e voz), Luiz Borges (gaita piano), Eduarda Woyciekowski (declamação), Mário Becker e Giovanna Silveira (gaita de boca), Clademir “Prego” Lima (chula e canto), Ana Paula Cardoso (declamação) e João e Eri Borges (gaita piano). Para encerrar, a animação será do grupo Gente Gaudéria.

Na segunda-feira, a live será das 15 às 18 horas, no galpão do Parque de Eventos. O local estará aberto para o público, dentro das condições previstas nos protocolos sanitários. As atrações envolvem atividades campeiras, como a demonstração de como assar um costelão, jogos campeiros e oficinas de laço e encilha. Além da exibição de vídeos e demonstrações de usos e costumes gaúchos, haverá uma série de shows, com o grupo Novos Tropeiros, Rafael Machado, Ricardo França e Allan Pribbnow. No encerramento ocorrerá uma cerimônia para extinção da chama crioula.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895