Programa aplica larvicida para combater o mosquito borrachudo

Programa aplica larvicida para combater o mosquito borrachudo

Primeira aplicação ocorrerá dia 29 de agosto

Celso Sgorla

publicidade

O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, realizado pela  Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Flores da Cunha, inicia o segundo ciclo do ano de aplicação do larvicida Bacillus turinghiensis var. Israelensis - o BTI. O produto biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos e deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, com intervalo de quinze dias entre cada aplicação.

Conforme calendário de execução do programa, a primeira aplicação ocorrerá dia 29 de agosto, a segunda aplicação 12 de setembro e a última no dia 26 de setembro.

A Secretaria de Agricultura está orientando a comunidade a realizar, antes da primeira aplicação do produto, uma limpeza dentro dos rios e arroios, retirando galhos de árvores, folhas e capins que estejam em contato direto, ou no interior do leito dos mesmos, bem como de todo e qualquer tipo de lixo inorgânico (principalmente plásticos), pois essas práticas evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente.

Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.

Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas nos rios e arroios, que reduz a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente.  No caso de algum produtor não ter recebido o produto, a secretaria da agricultura solicita que entre em contato por meio do telefone (54) 3279.3600, ramal 261.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895